Estilos de moda do mundo a fora | Inara - Scuola di moda e creatività

Estilos de moda do mundo a fora

 In Novidades

Quando falamos de moda, existem várias vertentes e várias culturas de moda do mundo a fora, mesmo com a globalização determinados estilos prevalecem em determinadas regiões. Seria como uma identidade da moda daquele lugar, para garantir sua diferenciação do massificado e seu estilo e personalidade.

Estilos de moda do mundo a fora

Vamos conferir alguns estilos de moda do mundo a fora, todos elencados pelo renomado João Braga autor do livro História da Moda. Para quem não conhece os textos e ideias dele, vale a pena acompanhar esse grande escritor de moda contemporâneo.

joao-braga-um-século-de-moda

>>Confira também os 10 livros indispensáveis no mundo da moda

ESTILO FRANCES

Considerado o berço da moda, a França é ainda o país com mais tradição em moda do mundo. Sua história vem intimamente ligada com as variações e conquistas da história da moda e vestuário por séculos com seus reis e rainhas.

Seu estilo é muito refinado, sofisticado (desde o Rei Luis XV, o Rei Sol), elegante, com classe. Muito luxo e ornamentos elaborados, bordados, rendas, pedrarias e muito trabalho manual. Podemos conferir nos vídeos de making-of de desfiles de alta costura como esse da Chanel de 2017.

O estilo francês não é referência somente na moda e vestuário, segue também em acessórios, sapatos, joalherias, cabelos, cosméticos e perfumaria.

Não podemos ignorar o fato de a Alta Costura (Haute Couture) ser um termo registrado, somente francês de um seleto grupo de grifes de roupas que cumprem padrões exigentíssimos em seus desfiles e peças para poder realmente usar esse termo, ou seja, não basta ser famoso ou ser feito à mão, é preciso certificação francesa para poder usar o nome Alta costura.

 

ESTILO INGLÊS

A moda inglesa sempre foi muito forte com o setor masculino e ainda é até hoje, podendo ser comparada com a posição da França para a moda feminina. Temos o elegante Dandi, personagem inglês que representa o máximo da elegância masculina por toda a história, com suas roupas, postura e comportamento.

O estilo inglês é interessante pois ele é composto por toda essa elegância mas ao mesmo tempo uma personalidade transgressora e jovial. Basta pensar nos Beatles com toda a energia e transgressão do rock and roll e suas roupas bem “engomadinhas”.

Ainda hoje  a moda inglesa apresenta uma personalidade irreverente, em busca de novos materiais, formas, cores, estampas e etc.

 

ESTILO ITALIANO

A Itália apresenta um know-how muito antigo em artes, arquitetura, pintura, culinária. Sempre trabalhou como ninguém a alfaiataria e o couro, porém ganhou notoriedade na moda a partir da Segunda Guerra Mundial.

Quando pensamos que o povo italiano tem a cultura de falar com as mãos, quer dizer com muitos gestos, consequentemente suas roupas sempre foram planejadas para acompanhar todo esse movimento conferindo o maior conforto possível para que assim pudessem se comunicar sem dificuldades.

A aplicação do design nos projetos de criação de moda são o que grandemente caracterizam esse estilo em particular e conferem a ele sua criatividade e genuinidade.

O domínio impecável de técnicas de corte, costura, acabamentos, conhecimentos têxteis, aliados a uma visão voltada para a funcionalidade marcam esse estilo elegante e contemporâneo.

ESTILO AMERICANO

A América do norte é conhecida por sua velocidade, marketing e consumo em larga escala. Eles já produziam roupas desde muito antigamente, mas também ganharam notoriedade após a Segunda Guerra Mundial, com o aumento da produção de roupas em escala, o ready-to-wear, com preços acessíveis a qualquer um.

Esse tipo de roupa carrega consigo características de serem práticas, confortáveis, joviais e de valor acessível. A partir dos anos 80 essa moda ganha mais destaque mundial principalmente com seus artigos esportivos, roupas para jovens e adultos, calçados e etc.

Criando uma certa identidade nacional, afinal desde os anos 1910 a moda masculina americana já era considerada estilo sport, por não ser tão formal e rígida como a inglesa, francesa ou italiana.

 

ESTILO JAPONÊS

Não é surpresa que o oriente sempre conseguiu juntar (muito bem, por acaso) suas tradições com tecnologias de ponta. Isso também é visto dentro da moda e do estilo oriental, tanto japonês quanto coreano, que vem impactando cada vez mais a moda e música no ocidente.

As tradições do oriente sempre foram referências para criações de estilistas e marcas do ocidente, mas a partir de 1980 os estilistas japoneses começam a se estabelecer no cenário da moda mundial com seus estilos e técnicas inovadoras.

Usam e abusam do minimalismo, em fores e formas, esse é um traço marcante do estilo japonês, mas não tira seu esplendor, ao contrário, destaca o uso inteligente e inusitado de técnicas de construções baseadas em suas tradições.

Convive muito bem com toda a jovialidade, ousadia exuberância de sua moda jovem levando cada vez mais esses nomes orientais ao destaque global.

 

ESTILO BRASILEIRO

Esse estilo já é bem mais recente, foi caracterizado na década de 90, junto da identidade do design nacional. Historicamente o Brasil sempre fez sua moda baseado na moda dos outros países, sempre copiando.

Mas mesmo com todas essas referências internacionais, nossos profissionais adaptaram o que acontecia no mundo com características climáticas, sociais e econômicas nossas.

A influência da arte barroca em nossa moda é muito presente, com colorido, informal, descontraído e o uso de fibras naturais tão abundantes em nosso país. A valorização desses elementos tão naturais para nós e contraditórios para o exterior, aconteceu após a invasão das importações nos anos 90, pois esses elementos permitiam a diferenciação dos produtos nacionais, agregando valor e identidade aos mesmos.

No mundo a fora o estilo brasileiro é muito bem representado nos segmentos de jeans, moda praia e surfwear.

 

Você também é apaixonada pelo mundo da moda, e tem o SONHO de aprender a produzir suas roupas?

Conheça nossos sonhos e invista no seu… Inara – Scuola de Moda e Creatività

cursos-de-costura

Recommended Posts

Leave a Comment