O que é moulage? Conheça as vantagens e desvantagens desse método e quando usar | Inara - Scuola di moda e creatività

O que é moulage? Conheça as vantagens e desvantagens desse método e quando usar

 In Corte & Costura, Modelagem, Novidades, Workshops

 

Sempre que falamos sobre modelagem surge esse método. Mas o que é moulage? Para que serve? Como funciona? Tudo isso vamos conhecer nesse capítulo de nossa série sobre modelagem.

É uma palavra de origem francesa que significa feito sobre o molde, ou sob medida. A moulage, ou modelagem tridimensional, é uma modelagem feita sobre um corpo com volumes. É um método muito usado na moda, alta costura e indústria também. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre ele. Nesse post você irá ver:

– de onde surgiu

– como é feita

– vantagens e desvantagens

– quando usar

 

DE ONDE SURGIU

Esse método, como podemos perceber pelo nome, é de origem francesa. As estilistas Madeleine Vionnet e Alix Grés foram as pioneiras na utilização dessa técnica na década de 20. As duas não possuíam boa visão espacial, ou seja, tinham dificuldade em ver a peça através da modelagem tradicional.

Começaram então a envolver os tecidos sobre as modelos e com tesoura e alfinetes formar o modelo. Assim conseguiam ver o resultado final da peça durante o processo de desenvolvimento. Ficava mais fácil ver os volumes, pregas, caimentos e muitos outros detalhes.

Esse método surgiu da necessidade de ver o caimento, fazer plissados e drapeados. Ele é bem característico do estilo francês, aonde a modelo fica parada durante todo o processo. Como resultado temos peças com movimentos mais contidos e formais.

QUER CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE OS ESTILOS DE ROUPAS PELO MUNDO A FORA? CONFIRA NESSE POST AQUI

 

COMO É FEITA A MOULAGE

Atualmente a cliente não fica parada por horas, enquanto o estilista vai desenhando a peça sobre o corpo dela. Por isso a moulage é feita sobre manequins especiais. Esses manequins são forrados com tecidos de forma a facilitar a utilização dos alfinetes. Além de ser todo marcado, destacado as linhas da cintura, busto, quadril, centro frente e costas. Essas marcações são feitas com fitas para poder ser retiradas ou alteradas em novos modelos.

Com o suporte pronto, o modelista vem com o tecido alinhando com o corpo e modelando a roupa conforme seu desejo. Criando volumes, formas, pregas, drapeados e muito mais. Conhecer a modelagem tradicional é necessário para o desenvolvimento de uma boa moulage. Elementos da modelagem são usados na moulage, como pences, pregas, recortes e etc.

Depois de montado é levado para a mesa, para qualquer correção e para fazer as marcações para poder seguir para a costura. Consequentemente outros métodos de modelagem fazem parte do processo da moulage.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Como já vimos, esse método bem diferente, mas como todos, ele possui vantagens e desvantagens.

Ele é ideal para quem quer criar durante a modelagem. Tem grande liberdade para criar formas, volumes, texturas. Tudo pelo simples fato de se ver claramente o resultado final na peça. Assim ter a certeza de como o caimento do tecido irá se comportar naquele modelo. Esse tipo de método permite a criação de modelos únicos e exclusivos. Dependendo do suporte os modelos já podem ser desenvolvidos sob medida e exclusivos.

Como desvantagem temos que, depois de fazer a moulage, levar a peça para a mesa e planificar corretamente. Corrigir corte, marcações ou outros elementos necessários. Quando queremos produzir em escala, mesmo que pequena, os moldes da moulage não são adequados. É necessário se transformado em moldes planos tradicionais.

Os suportes para desenvolvimento também são limitados. Os manequins possuem tamanhos fixos e padrões. Assim é necessário enchimentos para chegar na medida dos clientes.

Esse método consome mais tempo para ser desenvolvido e mais tecido também. Podem ser usado tecidos mais baratos e acessíveis antes de fazer no material final. Mas isso dá diferença no resultado final. Afinal cada tecido tem um comportamento, um caimento e elasticidade.

 

QUANDO USAR

A escolha de usar ou não esse método vai de acordo com as necessidade do modelista. Já vimos que quando cobrar nossas costuras devemos contar tempo como moeda de troca. Nesse caso a mesma coisa. Todo o conhecimento da moulge, o material e o tempo gasto devem ser contabilizado no final no projeto. Por isso modelos de festa desenvolvidos em moulage custam mais caro. Mas a diferença no resultado também é bem visível.

Podemos usar a moulage na criação de modelos diferenciados, exclusivos e artesanais. Nesses casos vale a pena usar esse método de modelagem. Em alguns casos para tirar dúvidas sobre o modelos ou como o tecido irá se comportar é também indicado o uso da moulage.

Em outras situações a moulagem também é interessante. Porém o trabalho e tempo dispendido com ela pode não ser refletido no resultado final da peça. Esse método requer habilidades, conhecimentos e paciência. Para fazer peças comuns ele se torna muito trabalhoso. Outros métodos podem levar a resultados semelhantes em menos tempo e etapas.

Sempre que vamos começar um negócio ou um modelo devemos conhecer o resultado final que buscamos. Empreender com a costura é lindo e sempre traz novidades. Mas é necessário saber a hora e a situação adequada para cada item novo que vamos agregando em nosso trabalho e vida.

 

Ainda ficaram dúvidas sobre a moulage? Ainda está curioso? Fique de olho que tem novidade por ai! Que tal um curso de introdução em moulage para você que quer por a mão na maça e conhecer mais um pouco sobre isso? Acompanhe nossa página do face e fique sabendo das novidades e workshops! 2018 vamos ter moulage em nosso calendário!

Recommended Posts

Leave a Comment