O que são moldes? Entenda sobre modelagem e como fazer seus moldes | Inara - Scuola di moda e creatività

O que são moldes? Entenda sobre modelagem e como fazer seus moldes

 In Comunicados, Modelagem, Novidades
Sempre que buscamos sobre corte e costura um material está presente, o molde. O molde é o resultado da modelagem. Mas, afinal, o que são os moldes e o que é a modelagem?
 
Nesse artigo iremos conhecer:

– O que é a modelagem

– Método de copia

– Método proporcional

– Método misto

– Vantagens e desvantagens

 

O QUE É A MODELAGEM?

 
Eu gosto sempre de fazer uma comparar a moda com arquitetura. Temos o arquiteto que tem a ideia e a desenha, que seria o estilista. Depois o engenheiro é quem transforma a ideia em plantas. Coloca todos os detalhes, informações, medidas e materiais, igual ao modelista.
 
Ou seja, o modelista é aquela pessoa que transforma a ideia do estilista em algo real. Cria quase uma planta baixa para poder ser mandada pro corte e confecção. Em cada molde deve conter todas as informações, detalhes, materiais e o que mais for preciso para seguir na produção.
 
Resumindo, sem o modelista ou o molde não tem como costurar um peça bem feita, ainda mais sob medida. Hoje existem vários métodos de modelagem disponíveis no mercado. Vamos conhecer alguns deles.
 

MÉTODOS DE COPIA:

Nesses métodos o molde das peças já vem pronto para você, bastaligar os pontos ou desenhar com a régua específica. É bem semelhante aqueles que vem nas revistas de corte e costura. Sobre esses moldes pode, em alguns casos, ser feita pequenas alterações para o tamanho que deseja.
 
Eles costuma ser um método bem simples pois não exige a construção de nenhuma base, apenas cópia e alteração. Assim não tem necessidade de calcular medidas e nem muito conhecimento de formas do corpo.
 

MÉTODO PROPORCIONAL:

Esses métodos já buscam construir a modelagem a partir das medidas do corpo. Muito usado e indicado para trabalhos sob medida e mais complexos. Com um conjunto de réguas simples a pessoa pode desenvolver a peça que ela deseja com toda sua complexidade.
 
Esse método exige contas matemáticas para a construção das bases. Porém desenvolve mais os conhecimentos em relação ao corpo, ajustes, caimento de materiais. Ele permite também a mais ampla liberdade de criação na modelagem.

 

MÉTODO MISTO

Como o nome já diz esse tipo de método busca o melhor dos dois mundos. Ele traz a linha de pensamento dos métodos proporcionais mas possui regras ou réguas com partes prontas. Esse método é bom para quem está iniciando por ser simples e direto e com poucas contas. Como desvantagem ele não explica aos alunos os porquês de determinadas regras ou valores fixos.
 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Como tudo na vida cada método possui vantagens e desvantagens. Depende do que o aluno busca. Temos um quadrinho abaixo para exemplificar isso.
 
 
Assim podemos indicar para aquela pessoa que só quer costurar o método da cópia. Porém ela terá que comprar um conjunto de moldes por peça que for criar, e buscar os moldes do modelo exato que ela deseja. E fazer muitas provas e ajustes na peça pronta.
 
Já o misto é indicado para quem quer muitos modelos, um pouco de ajustes e não ter que ficar comprando moldes toda hora. Porém esse método fica muito preso à materiais como réguas, fitas ou gabaritos. Seus cadernos de modelos ficam facilmente defasados. A moda muda muito rápido, por isso sempre tem que comprar cadernos novos, ou novas réguas ou gabaritos.
 
Já o método proporcional é pra quem quer criar modelos exclusivos e perfeitos. Nele irá aprender o como foram criadas as proporções, em base a quais medidas, e poderá criar o modelo que desejar. Usa réguas simples, que podem ser encontradas em qualquer armarinho, papel e lápis. Todo o diferencial dele está no conhecimento e não em materiais ou gabaritos.
 
Gostou de conhecer as diferenças entre os métodos? Já sabe qual é o mais indicado para você?
 
Aqui na inara – scuola de moda e criatività ensinamos um dos métodos proporcionais, o método italiano. Ele dá mais liberdade para desenvolver a criatividade e independência. Permite ter segurança para criar peças dentro ou fora da escola.
 
Esse método foi escolhido pois a Itália possui um conhecimento muito amplo em modelagem. Suas roupas são sempre impecáveis mas sem atrapalhar o movimento, pois italiano gota de falar com as mãos. O material usado também é mais simples, deixando o processo de modelagem mais limpo, rápido e simples. Mas isso será assunto para outro post.
cursos-de-costura
Recommended Posts

Leave a Comment