fbpx

5 dicas para modelagem

 em Dicas, Modelagem

Fazer modelagens é uma arte gratificante. Aonde podemos usar nossa criatividade e inventar modelos que depois serão lindas peças de roupas!

Para melhorar suas modelagens dá uma conferida nas dicas que selecionamos!

1 – Use boas réguas de modelagem

kit-reguas-e-curva-modelagem

Para fazer a modelagem precisamos de três réguas básicas: uma régua, um esquadro e uma curva de alfaiate. Tem esse kit do material adequado vai te evitar erros e ganhar tempo no seu trabalho. Procure réguas resistentes e leves. De preferência de material transparente pois assim você consegue ver melhor o que está traçando.

Aqui tem um kit de modelagem que eu uso e recomendo!

2 – Não tenha preguiça de refazer os moldes

modelagem sob medida

As vezes para fazer um modelos temos que cortar, picotar o molde para deixar mais rodado. Assim ficamos com um monte de pedaços soltos. Junte esse monte de pedaços em um molde novo. Não tenha preguiça de desenhar. Os moldes não podem ter cortes e aberturas a não ser que sejam da costura. Isso pode causar confusão no corte, nas medidas e na costura. E quando a vontade de aproveitar parte de uma modelagem para um modelo novo é maior. Mas nisso você pode estragar a modelagem antiga e perder todo o trabalho que você teve antes. Então não tenha preguiça de fazer novos moldes ou copiar os moldes antigos para fazer novos modelos.

3- Faça na modelagem os ajustes de cada corpo

modelagem ajuste sob medida

Que cada pessoa tem um corpo diferente já sabemos. Consequentemente os ajustes para a roupa ficar perfeita em cada corpo também é diferente em cada caso. Por isto precisa prestar atenção ao corpo da cliente e adaptar a modelagem de acordo. O corpo é diferente e as características raciais precisam ser levadas em conta. Mas faça todos esses ajustes e alterações na modelagem. A modelagem é feita no papel, onde podemos cortar e colar com fita ou cola. Já o tecido, depois que cortou não tem como colar mais. Então gaste mais tempo na modelagem, faça os ajustes e garanta um caimento perfeito quando a peça estiver pronta, sem perdas nem erros.

4- Coloque todas as informações nos moldes

informações nos moldes

Depois de um tempo temos um monte de modelagem. Se não formos organizadas vai ficando tudo uma bagunça. Para ter um pouco de ordem na bagunça é importante marcar todas as informações possíveis nos moldes. O FIO é obrigatório até para saber como cortar a peça. Mas você pode colocar o nome do modelo ou da cliente, as medidas daquela peça (cintura, quadril, busto, comprimento), o total de peças para aquele modelo, como deve ser feito o corte, datas e muito mais. Quanto mais informação melhor!

5- Muita paciência e estudo

criando modelagem

Se aquele modelo que você fez ainda não está do jeito que você queria, não desista e tenha paciência. A modelagem vai sempre te ensinando. Comece com peças mais fáceis e simples e depois vá acrescentando elementos mais difíceis. Assim você vai sempre evoluir seu aprendizado e não vai se sentir frustrada ou desestimulada. Busque sempre mais informações, novas técnicas e cursos para sempre se atualizar e descobrir formas mais adequadas a você  para atingir seus objetivos.

Se você que quer aprender mais sobre modelagem sob medida, estou com um curso online de corte e costura online. Nele você aprende a desenvolver modelagens sob medida desde o principio, com bastante explicações, te ensinando o porque de cada coisa na modelagem. Além disso você aprende a cortar e costurar essas peças, o que agrega na sua modelagem pois você pode ver como suas peças e seus acabamentos vão ficar na peça pronta.

Se quiser mais informações é só dar uma olhada nesse link

Mas se quiser um atendimento online mais pessoal para tirar suas dúvidas sobre modelagem você pode agendar um horário online exclusivo comigo, Inara Ferreira. Assim batemos um papo aonde eu te ajudo a tirar suas dúvidas sobre modelagens, modelos e interpretações. Uma aula particular e especial para você!

Fique por dentro de nossas novidades no Facebook, no nosso Instagram e agora nosso canal no Youtube!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0
dicas de costura