fbpx

7 Dicas para começar a costurar

 em Corte & Costura, Dicas

Que não gosta de dicas? Aqui escolhi 7 dicar para começar a costurar. Essa hora é quando estamos muito ansiosas e animadas! Mas muita coisa acontece nesse processo de aprendizado. Veja essas dicas para você aproveitar o melhor desse momento!
 

1. No começo é difícil, depois melhora… Insista!

Quando a máquina que comprou chega em casa é só alegria. Mas na hora de passar a linha na máquina, encher a bobina a coisa aperta. Na internet parecia tão fácil! Porque não estou conseguindo? Acho que não sirvo para isso mesmo!
Já passou por esse momento? É normal! Temos que conhecer nossa máquina e começar um relacionamento com ela. Mexendo, tentando mais uma vez, você vai ver que realmente é simples como na internet!
 

Se você ainda não comprou a sua máquina porque está em dúvida, confere umas dicas que eu deixei aqui!

2. Não existe projeto rápido e fácil.

Estamos ganhando habilidade e as coisas começam a fazer sentido. Agora a gente começa a olhar as roupas e pensar “esse é fácil! eu faço rapidinho!”. Sim você consegue, mas não vai ser tão fácil assim. Nem tão rápido quanto você imagina. Costura sempre exige paciência. Parecia simples, mas quando você começa a fazer vão surgindo novas questões a serem pensadas. E isso vai te exigir um pouco mais de tempo.
 

3. O molde é a etapa mais importante da costura.

Devemos dedicar sempre mais tempo aos moldes do que na costura. Comparar uma peça com a outra. Unir os papéis para ver se os tamanhos estão perfeitos e do jeito que a gente quer. Estudar os acabamentos e tipos de costura. Pode parecer perda de tempo, mas na realidade não é. Ao dar atenção aos moldes você ganha tempo na costura. Pois tudo já foi pensado e decidido antes de começar. E outra, se você cortar um molde errado, basta colar de novo, já no tecido…
 

Temos também algumas dicas de modelagem e mais informações sobre ela se você quiser saber melhor do que estamos falando!

4. Planeje antes de cortar o tecido.

como encaixar molde no tecido

Eu gosto de ver essa parte como uma brincadeira de quebra-cabeça. Aonde temos várias peças e temos que encaixar da melhor forma possível. Assim você estuda como aproveitar melhor o tecido, respeitar o FIO do tecido, Observar as estampas para aproveitar melhor também. Vá mudando até achar a melhor forma para seu projeto. Não existe um padrão geral para todas as peças. Cada modelo, tamanho e tecido vai exigir um encaixe diferente. Ai volta a brincadeira no inicio de novo!  

Tem também posts falando de tecidos e fio e videos no nosso canal do youtube com dicas de estampas e corte. Dá uma conferida!

5. Não tenha preguiça de fazer de novo.

Como já dissemos, temos que ter paciência. Mas também temos que entender nossas habilidades. Se você está começando a costurar agora, ainda não tem prática para fazer tudo perfeito. Você vai errar muito, vai ficar torto. Mas não adianta querer que fique perfeito, você ainda não tem a prática. Porque a gente já sabe, a prática leva a perfeição. Então, o que for possível deixar meio torto na primeira peça deixe, mas não tenha preguiça de fazer de novo aquele modelo, você vai ver como ele vai ficar 10x melhor. E vai melhorando a cada vez que você fizer de novo!  

6. Tenha uma boa ferramenta e a use bem!

Ter as ferramentas adequadas é muito importante na costura, vai te facilitar muito a vida. Mas para isso temos que investir em algumas ferramentas. Como por exemplo a tesoura. Uma boa tesoura pode custar um pouco mais, mas se cuidar bem dela, ela dura a vida toda!  E de que adianta ter a ferramenta certa se você não a usar direito? Tesouras de tecido costumam ser grandes, então use todo o corte dela! Ao invés de ficar fazendo pequenos movimentos e picotando tudo seu tecido, faça movimentos grandes! Use todo o corte dela. Você vai ver como seu corte vai ficar mais limpo e firme. Vou repetir: tudo requer prática! Então insista em usar a tesoura do jeito certo.  

Aqui você consegue encontrar algumas ferramentas e acessórios que eu uso e indico para todo mundo. Tudo de boa qualidade e preços justos.

7. Quando errar demais, pare tudo!

Com todo amor do mundo, desmanchamos uma costura torta para fazer de novo mais reta. E ela fica torta de novo. Vamos insistir e deixar reta, então desmancha e costura de novo. Torta. Fazemos isso algumas vezes antes de nos estressarmos. Essa é a hora de parar e respirar. Levante-se, vai dar uma volta, aliviar a cabeça, pensar em outras coisas. Quando você voltar, bem mais calma, vai ver que a costura vai sair reta. Quase uma mágica!  

A coisa mais legal da costura é que ela está sempre se reinventado, com materiais, ideias novas! Sempre tem algo mais para aprender e fazer e testar e descobrir! Quem mexe com costura tende a ser curioso de natureza!

Então não deixe de acompanhar nosso Facebook e nosso Instagram. O Canal do Youtube eu já falei antes, mas vou repetir aqui de novo. Sempre colocamos dicas legais, informações importantes e novidades para vocês!   

Agora se você já quer se aventurar mais na costura e ganhar dinheiro com isso, recomendo que procure conhecer a costura sob medida… Vou falar mais sobre ela mais a frente!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0
limpeza básica maquina de costura