fbpx

Como passar a linha na máquina de costura?

 em Corte & Costura, Dicas

Quando vamos mexer em uma máquina nova ou diferente da nossa pela primeira vez temos que adivinhar como passar a linha nela. Cada máquina tem uma sequência e forma de passar a linha, mas no geral elas são sempre as mesmas.

Antes de ver como passar a linha na máquina precisamos entender como é feito o ponto.

A máquina de costura que usamos normalmente faz o ponto classificado como ponto fixo. Para fazer isso ela precisa de duas linhas, uma superior e outra inferior. Tudo na máquina de costura funciona milimetricamente. Por isso os pequenos detalhes são importantes para seu funcionamento perfeito.

Nessa imagem podemos ver que a linha de cima se envolve com a de baixo, formando o ponto. Caso a agulha não esteja corretamente colocada, por exemplo, interfere no ponto onde as linhas se enroscam. Consequentemente a máquina não costura.

Caso você queira dicas para comprar sua maquina de costura dá uma olhada aqui.

Outro item importante na para poder costurar é que a linha esteja corretamente passada. Caso falte em algum ponto ou local de passagem da máquina, a costura não será feita.

As máquina possuem sempre indicadores de como passar a linha superior, com setas ou números. Essa sequencia passa por tensores e direcionadores de linha. Todos são igualmente importantes, pois os direcionadores, além de mudar a direção da linha, possuem influência na tensão que a linha vai seguir.

7 Dicas para começar a costurar

Deixa um desses elementos sem passar vai fazer com que sua costura fique toda desregulada e causar problemas na máquina. Confira nesse vídeo que eu falei sobre esses problemas.

Mas a linha de baixo também tem que estar corretamente passada. Ela também possui tensores e direcionadores. Porém como suas passagens são poucas e pequenas, não possuem indicações.

Existem dois modelos de encaixe da linha de baixo, aquela que vai com a bobina. Ela pode ser de encaixe deitado ou em pé. Em ambos os casos deve estar corretamente colocada para que não de defeito na costura.

Outro elemento importante é que a linha na bobina esteja bem enrolada. Ela deve manter sempre a mesma tensão em todo seu conteúdo, não possuir laçadas soltas e nem sobreposições. Todos esses elementos podem atrapalhar a costura, arrebentando a linha toda hora.

É difícil criar uma regra de como a linha deve ser passada na máquina pois muda um pequeno detalhe a cada modelo e marca. Mas ainda assim elas mantém um padrão geral.

Aqui você vai ter acesso a um PDF em que explico de forma geral como fazer essa passagem de linha nas máquina de costura.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas ajudem você nas suas costuras. A máquina de costura é uma ferramenta que usamos na costura. Devemos conhecer bem nossas ferramentas. Quanto melhor conhecer mais proveito pode ter dela.

Para saber mais e ficar sempre por dentro das novidades siga-nos nas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest. E não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube para receber vídeos novos toda semana.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0
molde pronto blusaagulha de costura na máquina