fbpx

Como usar agulha de máquina de costura

 em Corte & Costura, Dicas

Não podemos costurar sem a agulha. Ela é uma pequena parte muito importante da máquina. Uma parte que troca e tem vários modelos. Mas você conhece a agulha? Sabe como usar a agulha de máquina de costura? Ou como escolher o melhor modelo?

Nesse post vou primeiro apresentar as partes, nomes e detalhes das agulhas. Para que possamos entender como ela funciona. Depois iremos conhecer mais a fundo essa ferramenta e suas peculiaridades.

Primeiro temos que entender que a agulha tem algumas partes. Essas partes tem nomes e funções diferentes. Então vamos conhecer a agulha

partes da agulha de costura

Ela pode ser dividida em:

  • Cabo: parte mais grossa que contém dados da agulha e que serve para afixar a mesma na máquina. Existem diferentes grossuras e comprimentos de cabos.
  • Corpo ou tronco: parte alongada da agulha, com uma ranhura na frente. Seu comprimento e grossura também podem variar.
  • Cabeça: Aqui é onde se encontram a ponta da agulha, o olho ou buraco e o chanfrado. Existem vários tipos de pontas, e o chanfrado tem uma função essencial na agulha.

Agora vamos entender o que muda e o porque muda cada parte.

Cabo

Como já foi dito, o cabo serve para fixar a agulha na máquina. Ele normalmente é redondo, mas existem modelos que tem um lado chato (máquinas domésticas ou de bordado). Nessa parte chata podemos encontrar pequenas inscrições, indicando o comprimento e grossura da agulha.

O comprimento e a grossura do cabo muda de tipo de máquina para tipo de máquina. Nas domésticas ele costuma ser o mesmo para várias marcas de máquina. Já na industrial, temos a variação cabo grosso ou cabo fino. Quando muda de máquina muda o comprimento e a grossura do cabo. O da overloque é mais grosso e curto, já o da galoneira é mais comprido e fino por exemplo.

Usar a agulha errada na máquina pode danificar o equipamento, não costurar direito e ficar constantemente quebrando agulha. Confira aqui nesse post sobre problemas com a agulha.

Corpo

O corpo também muda de acordo com o modelo de agulha. Como cada máquina pede um modelo, cada modelo possui um comprimento específico. Já a grossura da agulha muda conforme a necessidade de cada tecido. Tecidos mais finos e delicados pedem uma agulha mais fina, tecidos mais pesados e grosseiros pede uma agulha mais robusta e grossa. Quando falamos do tamanho da agulha estamos falando referente a essa grossura.

Ainda no corpo, possui uma ranhura por todo ele. Essa ranhura existe para criar um espaço para a linha passar de forma que ela não tenha atrito durante a costura. A linha e o tecido geralmente são do mesmo material, o movimento da agulha durante a costura gera atrito entre eles. Como a linha é mais fraca que o tecido ela se rompe. Por isso a ranhura é essencial, ela protege a linha do atrito, assim ela não se rompe durante a costura.

Nas máquinas domésticas essa ranhura deve sempre estar virada para frente. Já nas máquinas industriais a ranhura fica voltada para o lado esquerdo, e a linha deve ser colocada da esquerda para a direita. Todas as agulhas, independente da máquina possui essa ranhura.

Cabeça:

Nessa parte da agulha ficam três elementos distintos: A ponta, o olho e o chanfrado.

O olho é o buraco da agulha, por onde a linha deve passar. Quanto mais fina a agulha menor fica esse buraco. O chanfrado é outro elemento essencial para a costura. Tudo na máquina é milimetricamente montado. Esse chanfrado permite que a lançadeira (parte que completa o ponto na parte de baixo da máquina) passe bem colada na agulha e feche o ponto de forma bem rente e firme. Quanto mais perto melhor. Sem o chanfrado a lançadeira iria ficar raspando na agulha e até arrebentando ponto.

formando ponto de costura

A ponta da agulha já é uma parte que muda bastante. Existem quatro tipos de pontas diferentes. A maioria você não percebe a diferença a olho nu. Mas vem marcada na agulha quando vamos comprar, ou pelo menos no pacote. Cada tipo de costura e tecido pede um tipo de agulha. Vai mudando desde a grossura do corpo da agulha ao tipo de ponta que ela possui. Usar a ponta correta evita que a agulha estrague seu tecido, puxando fio, rasgando o tecido ao costurar e etc.

As variações de pontas de agulha e suas funções é assunto para outro post. Pois é um assunto bem longo! Se você quer saber mais sobre agulhar dá uma olhada nesse vídeo do nosso canal!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Pinterest e nosso canal do Youtube. Toda segunda feira temos conteúdo novo para vocês.

Se você quer começar a fazer peças de qualidade sob medida e até ganhar uma grana extra com isso, confere essa oportunidade!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0
tecido floral barrado rosa e verde