Como fazer uma pence perfeita e profissional

pence perfeita

Todo mundo que costura já teve que fazer uma. Até quem não costura sabe o que é, afinal quem nunca pediu para a costureira fazer uma pence para apertar a roupa?? Pois é, hoje vamos falar de pences e como sempre ter pence perfeita e profissional!

A primeira coisa é entender o que é uma pence, como ela funciona e depois dicas de como fazer a pence perfeita!

A pence é um triângulo, um elemento da costura usado para criar formas e volumes com o tecido. Afinal o tecido é uma material plano e na costura a gente modela ele para criar curvas e volumes que se encaixem perfeitamente no corpo.

Já tentou embrulhar uma bola com papel ou tecido?? Não fica bonitinho e justinho né? Cria pregas, volumes e franzidos. Para não criar tudo isso é preciso usar as pences para modelar o tecido.

Ela é usada principalmente nas partes mais curvas do corpo, como cintura, busto, lombar e quadril. Dá uma olhada nessa imagem para entender.

Legal né? Assim começa a fazer mais sentido! Agora vamos para como fazer uma pence. Mas se você quer começar a fazer modelagem do jeito certo, confere esse post aqui. Primeiros passos na modelagem de roupas.

Por ser um triângulo, a pence tem três pontos principais, dois deles vão determinar a largura dela e o outro o comprimento da pence. As marcações da largura normalmente ficam na borda do tecido e podem ser marcadas com piques, alfinetes ou giz. Já a ponta da pence vamos marcar com alfinetes e giz.

A dica principal aqui é sempre que possível marcar as pence com o tecido dobrado, ou seja, as duas partes do molde juntas, antes de soltar todos os alfinetes. Assim você garante que tanto o lado direito da sua roupa quanto o lado esquerdo vão estar com as pences na mesma altura e comprimento.

Se você está começando na costura, não tem ainda muita intimidade com as pences, é recomendado riscar a pence, indicando aonde vai costurar. E mais importante é que essa marcação não deve ser feita com uma reta, mas sim com uma CURVA. Isso vai garantir que sua pence termina mais suave e delicada, evitando pontas, bicos ou marcas pelo direito da peça.

Outra dica importante é evitar fazer retrocesso nas pences.

Sei que parece estranho isso, afinal devemos sempre reforçar nossas costuras com o retrocesso, mas se você puder evitar isso nas pences é melhor. O retrocesso na base dela é desnecessário já que teremos uma outra costura posterior ali cruzando por cima dela e travando tudo. E o retrocesso na ponta pode deixar ela mais grosseira, além de torta e criar bicos pelo lado direito.

Mas isso não quer dizer que você não vai dar acabamento na ponta da sua pence. O acabamento que deve ser usado é um simples nó. Para fazer isso deixe as linhas bem compridas quando terminar de costurar. Depois pegue essas linhas e de cerca de três nós para arrematar tudo e garantir que não vai soltar. Pode ter certeza que não vai mesmo!

Para conseguir essas pences perfeitas costure sempre da base para a ponta. Assim você garante uma ponta delicada e o formato curvo ideal para a pence.

Quer saber mais sobre isso?? Então confere esse vídeo no nosso canal do YouTube! Aproveita e se inscreve lá!!

Acompanhe também as redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *