A etapa de marcação no tecido é uma das mais importantes da costura. Nela você prepara o tecido e riscar onde deverá ficar cada elementos ou detalhe na hora de costurar. Nesse artigo iremos ver algumas das ferramentas para marcação que existem e os pontos positivos e negativos delas.
Como marcar o tecido?
Uma coisa tão simples como marcar o tecido para costura pode muitas vezes virar uma grande dor de cabeça e frustração. Talvez por ser tão simples as pessoas acham que pode ser feito de qualquer jeito ou com qualquer ferramenta. Mas na hora que chega na máquina a marcação já sumiu e você tem que refazer todo o trabalho. Isso cria frustração em quem está costurando e desanima cada vez mais.
Comigo também foi assim, eu errei muito até achar as técnicas e ferramentas que funcionam para mim. Nisso foi tempo, paciência e dinheiro – com ferramentas que não funcionaram muito bem. Mas uma coisa eu percebi, que o problema sempre é ou a técnica ou a ferramenta, nunca quem está fazendo. Você tem que encontrar a técnica e ferramenta que funciona melhor para você, com o tipo de costura que você faz. Ai sim, você passa a não errar mais.
Porque marcar o tecido?
A marcação, como já disse antes, é uma das etapas mais importantes do processo de costura. Com as marcações você consegue se achar durante a costura e até mesmo ganhar tempo, evitar erros e em alguns casos até mesmo não ter que refazer seu trabalho. Você pode marcar o que quiser, veja alguns exemplos:
- direito e avesso de tecidos que sejam parecidos, para não se confundir
- margem de costura
- pences, pregas e franzidos
- posição de botões e caseados
Ferramentas para marcação
Gostou? Quer aprender mais com mais detalhes? Dá uma olhada no nosso vídeo do Youtube onde tem mais dicas e até apresento umas ferramentas gringas bem interessantes!
Deixa nos comentários quais as ferramentas que você usa. Tem alguma que você usa e não viu aqui, coloca nos comentários também!