Dicas de como tirar medidas para fazer roupas

Você quer fazer suas roupas? Trabalha com roupas sob medida, consertos ou quer trabalhar com isso? Pois nesse post eu vou te falar como tirar medidas para fazer roupas do jeito certo!

Primeiro precisamos entender que vamos tirar medidas de um corpo com volume, 3D, e desenhar e cortar moldes e roupas em algo plano, 2D, como o papel e o tecido. Ou seja, vamos sair de algo redondo para algo liso e plano. Entender isso é importante para entender como usar as medidas.

Elas serão seus guias na construção da roupa, mas não trabalham sozinhas. É preciso saber lidar com elas e como usa-las do jeito certo.

Existem milhares de medidas e jeitos de medir que podemos tirar do corpo. E todos estão corretos. A questão é usar aquela medida no local e jeito certo na construção da roupa. Pode parecer complicado mas não é. Vou tentar deixar as coisas mais simples aqui para você.

E vou fazer isso dando dicas! Afinal todo mundo adora dicas!

Dica 1

Para começar precisamos entender que existem dois tipos de medidas na costura. As medidas fundamentais e as complementares. As medidas fundamentais são as medidas do corpo da pessoa. Que vão ser iguais independente da roupa que você vá fazer, como por exemplo o busto, cintura, quadril, largura das costas e etc. Já as complementares são medidas do corpo mas que estão relacionadas com o modelo de roupa a ser feito, como o comprimento da manga, da saia, o tamanho do ombro, do gancho e etc.

O maior erro é quando usamos medidas complementares no lugar de medidas fundamentais. Aí moram os maiores erros de modelagem das roupas! Quer aprender a fazer modelagem de verdade? Clique aqui!

Dica 2

Se você quer trabalhar com roupas sob medida tem que saber que as medidas fundamentais tem que ser tiradas sem nenhuma folga. Elas devem ser exatamente do tamanho do corpo, sem apertar e nem deixar solto. Isso porque desse jeito podemos sempre usar essas medidas para fazer desde roupas justas até peças mais largas.

O que é modelagem sob medida?

Dica 3

Você não precisa medir o corpo inteiro. Tire somente as medidas necessárias para fazer a peça que você precisa. Por exemplo, se vai fazer uma calça você não precisa da medida do busto. Se for um vestido cavado não precisa medir o gancho ou a manga. E por ai vai. As chances de você errar, se perder ou confundir medidas são menores e deixa as coisas mais rápidas também.

Olha esse vídeo que eu montei explicando direitinho como tirar medidas! Aproveita e se inscreve no canal para sempre receber dicas novas!

Dica 4

Olhe bem para a pessoa que vai ter as medidas tomadas. Mas olhe com um olhar de modelista. O que isso quer dizer? Preste atenção no corpo dela. Se ela tem ombros largos, cintura no lugar, desenhada ou não, curvatura do bumbum, pernas, braços, curvatura das costas, tudo que possa interferir na sua modelagem e no movimento da peça. Lembre-se sempre que nenhum corpo é igual ao outro. Você pode se adiantar e fazer correções de modelagem, como lordoses, volume de bumbum ou barriga, antes de provar a peça na cliente. Ela não vai saber o que você fez, mas vai perceber a diferença e achar seu trabalho diferenciado.

Dica 5

Não misture fitas. A fita métrica é um material quase que descartável, feito aos milhares na China. As medidas nelas são impressas e nem sempre são exatas ou corretas. Trocar de uma fita para outra pode dar diferença, e todo milimetro conta. Então comece e termine sempre com a mesma fita para evitar erro. A mesma coisa com as réguas durante a modelagem.

Dica 6

A tabela de medidas é sua amiga e saiba usa-la bem. Fazer roupas sob medida não exclui a tabela de medidas. Devemos saber que elas não são perfeitas e nem sempre são muito reais, pois dificilmente alguém se encaixa 100% dentro das medidas da tabela. Mas ela pode ser uma mão na roda para você. Algumas medidas são fáceis de errarmos na hora de tirar por vários motivos. A tabela vai te dizer se você errou ou não. E se você errou, ela vai te dar uma média para que você não tenha que refazer todo seu trabalho. Não dependa somente da tabela, mas também não a ignore por completo. Ela não é perfeita, mas é muito útil se você souber usar direito.

Dica 7

Aprenda e estude sempre! Sob medida é uma arte tradicional mas que está sempre se renovando. Ela também adere novas tecnologias para ser mais ágil e prática. Mas seus conceitos e bases são ainda os mesmos. Invista em conhecimento de modelagem sob medida conciso. Não aprenda a repetir atividades, mas sim entenda essas atividades. Lembre-se que a nenhum corpo é igual ao outro, nenhuma roupa é igual à outra. Então a cada costura você vai aprender algo novo. Mas você só vai conseguir aprender se entender o que está fazendo e não apenar obedecendo ou repetindo um passo a passo ultrapassado.

Bom, essa é minha opinião pessoal. Afinal, informação temos aos montes na internet, mas nem todas são verdadeiras e úteis. Saber reconhecer a diferença e escolher as melhores depende de cada um de nós. Somos nós quem transformamos a informação em conhecimento.

Se você quer aprender todos os conceitos e bases da modelagem sob medida aplicados na prática, quer aprender modelagem de forma independente e que faça sentido, dá um olhada no meu curso. Acredito que você vai gostar, pelo menos foi feito com carinho e com experiência de mais de uma década ensinando a modelagem sob medida para milhares de pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *