fbpx
Pular para o conteúdo

A história da Jaqueta Bomber

A jaqueta bomber nasceu no ambiente militar, mais precisamente durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917. Com o advento do combate aéreo durante a guerra, os pilotos precisavam de roupas que fossem funcionais (em clima frio e alta altitude), enquanto ainda fossem úteis também para quando estivessem fora dos aviões.

Primeiro modelo

Os militares ingleses e franceses foram os primeiros a criar um uniforme para os pilotos de avião conforme suas necessidades, era um casaco longo, de lã e couro bem quente e forrado que protegia contra o vento. Porém foram os americanos que transformaram essa ideia na peça que conhecemos hoje.

Adaptação da jaqueta

Depois de ver o casaco dos franceses, os americanos adaptaram a peça para uma jaqueta, o que consideraram mais adequado para quem iria passar várias horas sentado.

Feita de couro com forro de pele, ela foi desenvolvida para aquecer os pilotos dos aviões militares, cujas cabines não possuíam cobertura naquela época. Seus punhos eram feitos em material elástico para evitar que o vento entrasse pelas mangas, esse mesmo tecido se repetia na altura do quadril, mantendo a bomber ajustada ao corpo, mas mantendo a liberdade dos movimentos.

O fechamento era feito por zíper, outra escolha prática e recém-inventada (1912) que facilitava a vida dos aviadores. Na frente, entre o quadril e o tórax, possuía dois bolsos quadrados e grandes fechados por uma aba.
Nos ombros trazia dragonas que permitiam prender as insígnias militares referentes a patente de cada piloto.

Ao longo do tempo, a jaqueta bomber foi ganhando outras variações e materiais, porém a que mais se parece com as versões atuais, de náilon, é a MA-1 Bomber Jacket ou ainda MA-1 Flight Jacket.

A última atualização da jaqueta é a que acabou se tornando uniforme oficial dos pilotos durante muito tempo e é a que mais se parece com as jaquetas que usamos nos dias de hoje. Trata-se da MA-1, que traz um tecido mais leve (feito de nylon impermeável) e uma gola feita de malha elástica (a mesma dos pulsos e do quadril).

Um detalhe da MA-1, que hoje já não existe mais, é o uso do tecido interno na cor laranja. Isso servia para os pilotos usarem a jaqueta de forma reversível, chamando a atenção, durante procedimentos de resgate. ”

A Jaqueta Bomber é uma das peças mais procuradas da moda jovem hoje em dia. Tem nos mais diversos modelos e estilos. Como não vamos precisar ser resgatados ela pode ser até sem forro, super fácil de fazer, confere esses moldes.

Molde jaqueta bomber Isabel. Do tamanho P ao GG, e ainda tem apostila ilustrada te ensinando a cortar e costurar essa peça!

Quer aprender a costurar sua peças? Fazer roupas com a sua cara? Sob medida? Confira nosso curso para iniciantes!

Não deixe de acompanhar também nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades! Tem Facebook, Instagram, Pinterest e nosso canal do Youtube com vários vídeos e dicas!

cursos-de-costura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *