Você quer começar a fazer a modelagem de suas roupas? Quer poder criar o modelo que sempre sonhou, copiar um modelo de uma famosa pela foto? Ou criar peças exclusivas com sua personalidade e que fiquem perfeita no seu corpo?
Para cortar e costurar qualquer coisa, roupa, artesanato, é preciso de um molde. O molde deve ser desenhado por alguém seguindo padrões de medidas e formatos para transformar uma ideia em algo físico e real.
Existem várias metodologias para desenvolver modelagem de roupas, mas todas elas precisam de alguns materiais básicos.
Conheça mais sobre os diferentes tipos de modelagem nesse post aqui!
PAPEL
Alguns métodos de modelagem utilizam papel pardo, kraft ou manilha. Quem usa esse material ainda precisa de carretilha e papel carbono. Já no método exclusivo que eu ensino usamos apenas o papel manteiga. Se você quiser papel pode olhar aqui na loja
É no papel que vamos desenhar os moldes, conferir medidas, informações, criar a base para as modelagens.
ALFINETES
Alfinetes sem cabeça são os mais indicados para a modelagem, pois eles não criam volume sobre o papel na hora de apoiar as réguas e curvas. Esses alfinetes são usados também na hora de montar a modelagem em papel para conferir o formato, volume, medidas.
Dá uma olhada nesse post que falo sobre como usar alfinetes e as diferenças que existem entre eles.
ESQUADRO
O esquadro pode não ser usado por muitas pessoas e métodos, mas ele é muito importante. Quando vamos fazer modelagem desenhamos normalmente metade do molde, se essa metade não for construída com esquadro para garantir que ela fique reta e proporcional na hora que cortar os dois lados do molde no tecido ele vai ficar deformado, criar pontas ou até mesmo faltar tecido para costurar e acabamentos.
REGUA
A régua é muito importante para fazer os desenhos da modelagem com traços retos, limpos e firmes. Recomendo sempre que a réga tenha mais de 50cm para facilitar na hora de marcar as medidas e comprimentos das roupas.
CURVA DE ALFAIATE
A curva de alfaiate é uma régua curva muito importante na hora de fazer a modelagem. Como a régua reta e o esquadro, ela serve para fazer traços firmes, certeiros e limpos na modelagem. Diferente das curvas francesas e transferidores usados em desenhos técnicos a curva de alfaiate é desenvolvida em cima das medidas, curvas e formatos do corpo humano. Existem vários modelos de curvas de alfaiate disponíveis no mercado.
DICA: independente de qual régua, esquadro ou curva que você for comprar, eu recomendo sempre procurar essas ferramentas em material acrílico transparente. Isso porque a transparência permite que você perceba a alteração e correção que está fazendo, pois poderá ver o desenho através da régua.
LÁPIS E BORRACHA
Essa material é bem básico e fácil de achar. Mas é interessante prestar atenção em alguns detalhes para ter o melhor material em mãos. Lápis use um escuro mas nem tanto, pois ele pode manchar e sujar muito o papel. Procure uma ponta não muito macia, pois pontas macias fazem mais sujeiras e vão engrossando com maior rapidez. É importante na modelagem manter um traço firme, limpo e constante, pois todo milímetro conta. Se preferir pode usar lapiseiras.
Já a borracha procure uma que apague e não manche ou faça muita sujeira. Se a borracha não apagar direito fica uma marca tipo uma sombra na sua modelagem que pode atrapalhar na hora de finalizar.
TESOURA DE PAPEL
Essa tesoura pode ser qualquer uma, que seja confortável para o tamanho de suas mãos. É importante ter uma tesoura separada para a modelagem, cortar papel, e outra para cortar tecidos.
Se quiser aprender como usar a curva de alfaiate olha esse post onde dou algumas dicas.