Maus hábitos na costura – elimine-os de uma vez por todas

Todo mundo tem maus hábitos. Seja com relação a limpeza da casa, lavar roupas, sua saúde, trabalho, dirigir. Não importa! Portanto, também existem os maus hábitos na costura. E como todo mau hábito, devemos elimina-lo, os da costura também!

Sei que você também tem bons hábitos na hora de costurar, são resultados de seus esforços e aprendizado. Mas que tal conferir essa lista de maus hábitos da costura e começar a eliminar alguns deles? Se você tiver mais de um, vai com calma, elimina um de cada vez, assim a gente garante que eles não voltarão! Confere a lista abaixo.

Guardar as linhas: escondidas ou sempre à vista?

Como você guarda suas linhas? Muita gente gosta de deixar todas à mostra para sempre conferir de forma rápida quais cores que tem. Isso pode parecer ótimo, mas na realidade não é! Claro que guardar suas linhas e fios de forma organizada para encontrar as cores mais rapidamente é muito bom e importante, mas deixar na prateleira ou expostas é o grande erro. Elas ficam soltas, podendo se desenrolar e virar um maçaroco, ficam sujeitas e pegar poeira e a luz danifica a linha. Tipo aquelas linhas velhas que quebram toda hora? Pois a luz direta tende a acelerar esse processo. O ideal é guardar suas linhas em uma caixa (pode até ser transparente para ver melhor) ou saco fechado, assim ela não toma luz direta e nem fica exposta a sujeira ou bagunça do seu ateliê.

Tecidos: você realmente sabe o que tem guardado em casa?

Quem não gosta de comprar tecidos? A gente vai na loja pegar um em específico que precisa e sai com mais uns dois ou três lindos e baratos que encontrou. Eu pelo menos sou assim… Mas isso pode se tornar complicado, depois de um tempo, você realmente lembra o que tem em casa guardado? Tem que fazer um inventário sempre, ou manter um esquema de organização regular para não esquecer e comprar mais tecidos parecidos com o que você já tem. Afinal esse monte de tecido guardado ai é dinheiro parado, bora colocar eles para serem úteis antes de comprar mais tecidos. Aproveita e usa sua imaginação, pensa em projetos novos, ou coloca aquela ideia antiga em prática com aquele tecido lindo guardado, você vai ver como é gostoso terminar esse tipo de peça!

Tempo de costura: você faz pausas ou costura direto?

Quando você pega para costurar algo, e fica focada ou animada, normalmente tendemos a ir costurando horas a fio até terminar aquilo, seja pelo prazer de costurar ou pelo prazo de entrega. Pode parecer algo inofensivo, mas na realidade é um péssimo hábito para sua saúde e para sua máquina também. Isso sem considerar que você provavelmente não parou nem para comer… Costurar horas a fio quer dizer que sua vista fica cansada (mesmo que você não perceba), suas mãos perdem destreza, sua coluna força demais (a dor você vai sentir depois), até mesmo as varizes e ficar muito tempo sentada. E sua máquina? Se for uma máquina doméstica ela foi criada pra costurar no máximo 6 horas direto, mais que isso os danos podem ser graves, de lubrificação, desgaste de peças. O movimento da máquina aquece os mecanismos dela, e isso pode acelerar o desgaste e reduzir o tempo de vida dela ou precisar chamar o mecânico com mais frequência. O ideal é fazer pequenas pausas, curtas mesmo, 5 minutos é o suficiente, esticar seu corpo, alongar, desligar a máquina. Vai dar uma volta, aliviar a cabeça, relaxar os olhos e as mãos. Fazer outras tarefas que precisa na casa, comer um lanchinho rápido. E depois voltar para a costura. Você vai ver que volta energizada, os erros vão diminuir e sua saúde e máquina vão agradecer!

Alfinetes: você os coloca na boca?

Eu concordo que é muito mais prático no meio da costura, segurar os alfinetes com a boca. Mas não é seguro, saudável e nem bom para os alfinetes. Colocar eles na boca permite que fique muito mais perto e fácil de engolir um, sei lá, vai que você está com ele na boca e toma um susto! Mas mesmo que não engula, os alfinetes são sujos, podem estar enferrujados, e levar sujeira e até mesmo doenças para seu corpo. Além disso a boca possui enzimas e bactérias que vão ficar no alfinete, ir para sua costura, ou até mesmo para a almofada de alfinetes, enferrujado e estragando mais rapidamente, aquele que foi para a boca e os outros que estavam na caixinha ou almofada.

Começar um projeto novo com uma técnica nunca usada antes

Com certeza você já encontrou na internet uma técnica nova de costura que parece ser uma excelente ideia, a claro quer testar e colocar em prática na hora. Mas calma, antes de fazer um projeto ou uma roupa com essa técnica, que tal testar sem ser na sua roupa ou tecido lindo, especial e caro? As chances de não ficar bom são bem grandes, isso porque você ainda está aprendendo essa técnica, descobrindo como ela funciona. Fazer isso direto na roupa pode ser frustrante e nem sempre você vai conseguir o melhor resultado. Testa antes..

Modelo e o tecido: certifique-se de que eles combinam

Tem um motivo para determinados tecidos serem usados em determinados tipos de roupas. Não é legal usar qualquer tecido para fazer uma roupa que pede um material específico. Assim como testar o modelo em tecidos como algodão cru nem sempre vai garantir o resultado ideal, pois é um material diferente do que pede a peça. Alguns tecidos podem tornar a peça muito mais desafiadora do que ela precisa ser, então procure sempre respeitar o material indicado para fazer aquele modelo, ou não usar um material muito diferente. Vai te garantir muito menos dor de cabeça durante a costura!

Marcação do tecido: quando o marcador não te ajuda

Tenha sempre no seu ateliê opções de marcadores de tecido, e guarde-os corretamente. Canetas marcadores podem secar a tinta facilmente, ai você perdeu a caneta que mal usou. O giz se ficar jogado vai se quebrar em mil pedaços, ficar com lados grossos, se perder. Tenha variedades de materiais, uns vão funcionar melhor em tecidos mais finos, outros em tecidos mais pesados, para usar em cores escuras, cores claras, estampados. As opções de marcadores são muitas, confere nesse post aqui.

Tesoura de tecido: mantenha-a somente no seu ateliê

Essa briga é antiga, tesoura de tecido só deve cortar tecido! Nada de cortar papel, caixa de leite, nem mesmo moldes ou entretelas. Cada vez que você corta outro material é uma semana a menos na duração do fio de corte dela, e cortar os tecidos vai virar um sofrimento, além de te machucar mais. Rapidinho ela vai começar a mastigar os tecidos ao invés de cortar, ai você pode mandar afiar sua tesoura ou jogar fora.  Se possível tenha várias tesouras, para diferentes usos (uma para os moldes e entretelas, outra para tecidos finos, outra para tecidos pesados, uma para arremates, etc.)

Medidas: meça duas vezes e corte uma

Mesmo que você esteja confiante e certo da metragem de tecido ou medida de uma roupa, meça de novo antes de cortar. Você pode encontrar algo que tinha esquecido, algum detalhe ou encontrar um jeito melhor de aproveitar o tecido ou medidas. Assim você evita de errar e perder material. Lembre-se o molde e o papel você pode cortar e emendar facilmente, agora o tecido depois de cortado não tem volta…

Máquina de costura: mantenha em dia a manutenção

Sempre limpe e verifique sua máquina de costura e acessórios (pezinhos, agulhas). Torne isso uma rotina. Máquinas sujas tendem a desregular os pontos com mais facilidade e frequência, estragam tecidos, desgastam suas engrenagens mais rapidamente, além de estragar suas costuras. Isso vale para agulhas e calcadores também. Os fabricantes dizem para trocar a agulha a cada costura, não precisa tanto, mas se você criar esse rotina, pode trocar a cada período de tempo, garantindo que a agulha esteja sempre tinindo para você costurar, e que nenhuma sujeira da máquina vai estragar ou sujar suas costuras.

Para conhecer melhor como cuidar e manter sua máquina de costura, confere essa oportunidade aqui!

Agora que você conheceu alguns dos maus hábitos da costura, que tal eliminar alguns da sua rotina. Procure melhorar um por vez. Pode ter certeza que a qualidade das suas costuras e peças vão melhorar e você vai se sentir muito mais realizado na costura, além de é claro, reduzir os gastos em alguns pontos…

Me conta ai quais desses hábitos você vai eliminar primeiro? Deixa sua resposta nos comentário!

Ah e não esquece de conhecer e seguir a gente nas redes sociais, Facebook, Intagram e Pinterest. Além de conhecer nosso canal do Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.