Você já conhece a manga de duas folhas? Ela tem vários nomes: manga de alfaiate, manga masculina, manga de casacos. E tem várias construções também, que veremos a seguir. Mas afinal o que é a manga de duas folhas e para que ela serve?
O que é manga de duas folhas e quando usar
A manga de duas folhas como o nome indica é uma manga de duas partes. Ela pode ser encontrada com o nome de manga masculina ou manga de alfaiate por ser muito usada em casacos e blazers de alfaiataria e principalmente em peças masculinas.
Essa manga é um modelo bem estruturado, ela possui (por conta de sua construção) um formato em V, bem suave, como se o cotovelo estivesse sempre meio dobrado. Isso porque esse é o formato natural do braço quando em repouso ao lado do corpo. Seu recorte ajuda a criar mais estrutura e firmeza, sendo mais indicada para peças igualmente estruturadas, como os casacos.
Porém esse modelo de manga não aceita muitas variações sobre ela. A partir de uma manga simples podemos criar uma infinidade de modelos diferentes de mangas, já a manga de duas folhas não permite tamanha criatividade, pois se mexer muito nela, ela perde sua estrutura facilmente.
Resumindo, se for fazer uma peça com tecidos mais encorpados, estruturados, uma peça mais pesada, formal, ou com um estilo puxado para a alfaiataria, essa manga pode ser uma boa pedida.
Aprenda mais nesse post onde falo da diferença do sob medida para a modelagem industrial
Formas de construção
Se você fizer uma busca na internet sobre a modelagem da manga de duas folhas, vai encontrar vários tutoriais diferentes e com resultados muito parecidos. Isso porque a ideia principal dessa manga é colocar um recorte na parte traseira do braço e com uma pence criar a curvatura natural do braço.
Mas é preciso estar atento com a técnica que vai utilizar. Muitas delas são bem simples, para que todos possam construir sua manga, mas utilizam o recorte como apenas uma elemento estético na peça, sendo que na realidade ele é bem mais que isso. Outras adicionam pence junto desse recorte para criar a curvatura da manga, pences verticais ou horizontais. Como eu disse pode funcionar, mas não é o mesmo resultado que uma manga construída desde o começo.
Pode parecer trabalhoso e que estou desvalorizando esses tutoriais, de forma alguma. Todos são apresentados a partir de experiências válidas e que deram certo para cada quem os criou, você deve buscar entre todos eles o que lhe parece mais lógico, simples e que dê certo, entregue o resultado que você espera.
Eu defendo a criação da manga de duas folhas a partir do traçado do zero, não é complicado. Isso porque o traçado dela foi desenvolvido para atender as necessidades do corpo que vai vestir a peça. Ele é usado na alfaiataria por séculos por um bom motivo, oferece o melhor resultado sempre.
Para você aprender o traçado dessa manga do zero acompanha esse vídeo:
Deixe também seu comentário e compartilhe comigo suas experiências com essa manga. Até logo mais!
Se quiser conhecer nosso trabalho nas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest.