O que é a moda sustentável?

jeans enrolados e empilhados

O conceito por trás da moda sustentável parte da ideia principal de criar peças que causem o menor impacto possível no planeta.

Essa ideia envolve aspectos como a pegada de carbono, resíduos de criação e confecção, processos produtivos e práticas trabalhistas (trabalho análogo à escravidão). Atualmente os criadores de moda, grandes marcas e fábricas estão sempre sob o olhar atento da mídia, jornais e até mesmo nas redes sociais por seus consumidores, o que torna a possibilidade de uma moda mais sustentáveis cada dias mais real.

Existem vários tipos de posicionamento para uma moda mais sustentável, desde pensar e criar produtos de melhor qualidade e mais duráveis (e não aquelas roupas que estragam na primeira lavagem) ou usar peças atemporais ao invés de trocar de coleção e guarda roupa a cada quinzena por conta dos modismos e tendências momentâneas.

Uma roupa pode ser considerada sustentável quando é feita com cuidado e qualidade, uma peça feita para durar décadas, com fibras ecologicamente corretas (aqui entenda não somente fibras naturais, mas positivas ao meio ambiente), peças que vão durar muito mais tempo e não serão descartadas de qualquer jeito, em lixo comum e não adequado dentro de poucos meses.

A indústria da moda é a segunda maior poluente do mundo!

Ela perde somente para a indústria petrolífera. A poluição da indústria da moda não acontece somente no momento de fazer as roupas, tingimentos, etc. Para você ter uma ideia cerca de 1,7 mil toneladas de lixo têxtil é jogado nos aterros ao redor do mundo POR ANO!

Porque devo aprender a costurar?

Além disso, 25% dos agrotóxicos, especialmente pesticidas, do mundo são usados no cultivo de algodão, uma das fibras mais usadas e principais da indústria têxtil. Mas não para por ai! Tem vários outros elementos envolvidos no processo de confecção da sua linda roupa super baratinha! As fibras e tecidos passam por processos físicos e químicos, como lavagens e tingimentos antes de virar uma roupa. Ou seja, consumo de água lá em cima e muitos produtos químicos envolvidos, que na maioria das vezes são despejados no meio ambiente sem nenhum tratamento ou cuidado.

Olha esse documentário falando sobre isso lá na Índia, um dos maiores produtores de tecidos hoje. (está em inglês)

Já falamos do uso dos pesticidas, eles normalmente possuem produtos tóxicos em sua composição para funcionar bem e ser barato. Mas os produtos usados nos tingimentos das roupas também possuem uso de metais pesados, materiais tóxicos para o meio ambiente, seres vivos e humanos. Preciso falar que não são biodegradáveis?

E não se esqueça também dos transportes de tecidos e peças prontas, emissão de poluentes dos navios e caminhões, embalagens nas lojas, queima de peças (literalmente) não vendidas, uso e lavagem em casa, descarte no lixo comum, e por ai vai… Agora multiplica isso pelo número de peças que você compra no ano!…

Logística também é um dos principais culpados

Quem nunca pensou ou comprou uma roupa online, lá da Ásia, esperou um bom tempo para chegar e usar, mas como era super barato estava tudo bem?! Com a globalização parece fácil e inocente esse tipo de comportamento, mas na realidade não é nem um pouco benéfico ao meio ambiente. A indústria da moda já possui uma logística global por natureza, fibras são produzidas em um país (Índia, China, EUA), os tecidos feito em outro, as peças são confeccionadas em outro (Bangladesh, Paquistão, Vietna), finalizadas e acabadas num novo local (europa), para finalmente ser vendidas sabe-se lá aonde.

Isso acontece por diversos motivos, mas principalmente pelas questões relacionadas à mão de obra e leis trabalhistas. Afinal as empresas buscam sempre locais com menos encargos e mão de obra mais barata para confeccionarem seus materiais e peças prontas, garantindo uma margem de lucro maior para a marca. Existem vários escândalos e casos mundiais de grandes marcas de luxo e utilização de trabalho análogo à escravidão pelos últimos 5 anos, dá um Google aí!

Esse processo tem inúmeras viagens e deslocamento de materiais, para que isso aconteça é preciso consumir combustível de alguma forma, seja de avião, navio ou mesmo caminhão. Queima de combustível gera gás carbônico que acaba com nossa camada de ozônio. Quando falamos de pegada de carbono estamos falando nisso, pois se trata de um poluente invisível. Para você ter uma ideia de proporção em um ano, um navio de carga produz a mesma quantidade de gás carbono que 50 milhões de carros.

sustainable sewing

 

Considerando o fato de que uma porcentagem tão grande de danos ambientais está relacionada ao fato das roupas serem “descartáveis”

uma resposta sensata para isso é simplesmente costurar para a posteridade. Por que não costurar itens que você vai guardar e até mesmo passar para outras gerações? Isso significa itens feitos de fibras naturais que são fortes e resistentes, em estilos que resistirão ao teste do tempo. Se você ficar entediado com eles, simplesmente armazene-os em algum lugar seguro para passar ou desenterrar algumas temporadas depois.

Faz muito mais sentido costurar suas peças, você coloca seu tempo, esforço, qualidade, carinho e valor às peças, e vai ter itens que vai preferir passar para frente com cuidado e carinho, até deixar de herança, ao invés de descartar de qualquer jeito. Vai saber que alguém gostou e está aproveitando e se deliciando com seu trabalho e atenção, quando usar a roupa que você fez. Melhor ainda, quando você costura itens sustentáveis para amigos e familiares, você também os ajuda a apoiar o meio ambiente!

Se você gostou não se esqueça nos acompanhar nas redes sociais também, Facebook, Intagram e Pinterest. A dá uma olhada para conhecer nosso canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.