Você já ouviu essa palavra? Parece inventada, vestibilidade.
É um termo usado na modelagem de roupas, é uma palavra longa para algo simples.
Podemos rapidamente explicar a vestibilidade como a capacidade da roupa de ser vestida. Faz sentido para você? Vou explicar melhor…
Se estamos falando de uma modelagem sob medida, estamos usando as medidas exatas do corpo. Porém o corpo tem que se movimentar sem que a roupa atrapalhe. E estamos falando dos movimentos mais básicos como mover o peito durante a respiração, encurvar as costas ou a cintura quando sentar.
O tecido não possui naturalmente elasticidade suficiente para acompanhar esses movimentos do corpo. Muitas vezes isso é compensado com a adição de elastano na composição ou tecidos na construção malha, que já possuem elasticidade própria.
Se quer saber mais sobre tecidos tem esse post aqui onde explico tudo isso e muito mais
Então a vestibilidade é algo que devemos trabalhar durante a modelagem da roupa compensando esses movimentos essenciais do corpo. Ela é um valor adicionado ou reduzida da medida conforme o modelo do projeto a ser desenvolvido. Ela leva em consideração a interação da peça com o corpo, o material a ser desenvolvido e o resultado final desejado.
Por exemplo, em peças que queremos bem justas no corpo vamos usar um valor de vestibilidade, algumas vezes até negativo, pois vou considerar que o tecido tem que esticar e ficar justo no corpo.
Mas se estou fazendo um casaco pesado de frio, tenho que pensar que ele tem várias camadas de tecido, forro, enchimento, e que ainda vai ser vestido por cima de outras peças de roupas. Então seu valor de vestibilidade deve ser beeeem maior.
Vamos dizer que cada camada de roupa sobre o corpo tem um valor de vestibilidade a ser considerado. Parece difícil, mas é simples. E para facilitar ainda mais a vida do modelista podemos dizer que a vestibilidade varia dentro de uma tabela! Ebaaa!! Olha só!
Legal né? Esses valores são diferentes para cintura, quadril e busto. E são também valores para aplicar em 1/4 da modelagem. Ou seja, na peça pronta vai ficar com esse aumento X4.
Você quer aprender a fazer seus moldes sob medida? Confere aqui como.
O correto é usar a vestibilidade nas peças. Mas de forma mais rápida e prática as pessoas inserem dois dedos dentro da fita na hora de medir e já está valendo! Dessa forma aquela medida já estaria com uma vestibilidade inserida nela. Mas só serve para alguns tipos de roupas. Se você for fazer uma peça mais justa ou muito mais ampla, esse aumento dos dedos pode deformar a medida da pessoa e criar defeitos nas peças finais.
Estamos falando aqui de modelagem sob medida, uma modelagem corretamente feita e montada. Não um molde feito com pressa e de qualquer jeito para ir arrumando todos os defeitos na costura (alguns que nem tem como arrumar).
Você já conhecia a vestibilidade? Já usa ela nas suas modelagens? Me conta um pouco!
Acompanhe também nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades, Facebook, Instagram e Pinterest.