A história da Jaqueta Bomber | Inara - Scuola di moda e creatività

A história da Jaqueta Bomber

 In Notícias

A jaqueta bomber nasceu no ambiente militar, mais precisamente durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917. Com o advento do combate aéreo durante a guerra, os pilotos precisavam de roupas que fossem funcionais (em clima frio e alta altitude), enquanto ainda fossem úteis também para quando estivessem fora dos aviões.

Primeiro modelo da Jaqueta Bomber

Os militares ingleses e franceses foram os primeiros a criar um uniforme para os pilotos de avião conforme suas necessidades, era um casaco longo, de lã e couro bem quente e forrado que protegia contra o vento. Porém foram os americanos que transformaram essa ideia na peça que conhecemos hoje.

Adaptação da Jaqueta Bomber

Depois de ver o casaco dos franceses, os americanos adaptaram a peça para uma jaqueta, o que consideraram mais adequado para quem iria passar várias horas sentado.

Feita de couro com forro de pele, ela foi desenvolvida para aquecer os pilotos dos aviões militares, cujas cabines não possuíam cobertura naquela época. Seus punhos eram feitos em material elástico para evitar que o vento entrasse pelas mangas, esse mesmo tecido se repetia na altura do quadril, mantendo a bomber ajustada ao corpo, mas mantendo a liberdade dos movimentos.

O fechamento era feito por zíper, outra escolha prática e recém-inventada (1912) que facilitava a vida dos aviadores. Na frente, entre o quadril e o tórax, possuía dois bolsos quadrados e grandes fechados por uma aba.
Nos ombros trazia dragonas que permitiam prender as insígnias militares referentes a patente de cada piloto.

Ao longo do tempo, a jaqueta bomber foi ganhando outras variações e materiais, porém a que mais se parece com as versões atuais, de náilon, é a MA-1 Bomber Jacket ou ainda MA-1 Flight Jacket.

A última atualização da jaqueta é a que acabou se tornando uniforme oficial dos pilotos durante muito tempo e é a que mais se parece com as jaquetas que usamos nos dias de hoje. Trata-se da MA-1, que traz um tecido mais leve (feito de nylon impermeável) e uma gola feita de malha elástica (a mesma dos pulsos e do quadril).

Um detalhe da MA-1, que hoje já não existe mais, é o uso do tecido interno na cor laranja. Isso servia para os pilotos usarem a jaqueta de forma reversível, chamando a atenção, durante procedimentos de resgate. ”

A Jaqueta Bomber é uma das peças mais procuradas da moda jovem hoje em dia.

Quer aprender a costurar a sua Jaqueta Bomber ? Confira nossos cursos para iniciantes!

cursos-de-costura

Recent Posts

Leave a Comment