10 mandamentos para a costura perfeita

10 mandamentos para a costura perfeita

Se você quer ter costuras perfeitas, eu vos trago 10 mandamentos para atingir essa plenitude!

Nesse post vou falar de 10 ações que você deve sempre seguir para ter sempre uma costura perfeita! São coisas até que simples e que sabemos de cor e salteado, porém será que realmente as colocamos em prática? E qual o resultado disso nas suas costuras? Então vamos conferir!

 

1. Se está começando a costurar, comece com modelos simples de cortar e montar.

Por mais lindo que um modelo seja, ele pode exigir muitas técnicas e gerar problemas durante sua costura. Se você está ainda começando e não tem muita confiança procure modelos mais simples. Caso contrário você vai se frustrar, abandonar a costura rapidinho e guardar a sua máquina lá no fundo do armário, morrendo de vergonha e achando que costurar não é para você. Mas isso não é verdade!

2. Aprenda o vocabulário da costura.

Quer dizer conhecer os termos usados na modelagem e na costura, assim como os símbolos encontrados nos moldes. Sem isso fica impossível ter um claro entendimento das explicações de desenho e montagem de qualquer peça.

3. Saiba reconhecer o direito e o avesso dos tecidos.

Isso faz parte do bê-a-bá da costura. Existem sim tecidos mais difíceis de identificar o direito do avesso, mas você tem que desenvolver técnicas e truques para identificar cada um. Caso contrário sua roupa pode apresentar diferenças de tons quando pronta, depois que cortou o tecido pode ficar muito difícil fazer casar piques e pences se você não souber o que é direito ou avesso. O resultado pode ser desastroso!

4. Limpe sempre sua máquina

Regularmente limpe sua máquina de qualquer poeira que se aloje na caixa de bobina ou sobre os dentes da máquina. Você deve usar as ferramentas que vem junto da máquina para fazer isso (aqui tem um post onde explico como fazer isso). Isso é uma manutenção preventiva da sua máquina para ela durar mais. Mas faça isso principalmente depois de costurar tecidos que soltem muito pelo como veludo, plush, lã e pelúcias.

5. Troque regularmente a agulha da máquina

Normalmente trocamos a agulha da máquina só quando ela estraga. Mas isso não é bom para nossa costura perfeita. Além de trocar a agulha conforme o tecido que vamos costurar, temos que trocar sempre que ela entorta ou fica cega. Esses defeitos podem ser bem difíceis de perceber as vezes. Mas agulhas cegas ou tortas podem até mesmo danificar o seu tecido enquanto costura e deixar seus pontos com aspecto irregular e mal feito. Aqui eu falo um pouco mais sobre isso! 

6. Troque sempre a bobina

Principalmente se ela for de plástico. As bobinas de plástico possuem um vida útil mais curta por conta do material, e esse tempo diminui ainda mais por conta da tensão que elas sofrem durante a costura. Com o uso ela vai deformando, e dessa forma a linha não desenrola uniformemente e fica impossível manter uma boa tensão nos pontos da costura.

7. Antes de começar faça testes

Antes de começar algo novo sempre faça testes em um pedaço de tecido para testar a regulagem da máquina. Você pode ir ajustando um pouco a regulagem para que a tensão da linha e do ponto fique perfeita em relação à natureza e à composição do tecido a ser costurado.

8. Não danifique os dentes da máquina

Os dentes da máquina são os responsáveis pelo carregamento do tecido, ele se move enquanto costuramos carregando o tecido para trás. Evite que ele entre em contato direto com metal, principalmente do pézinho. Isso vai com o tempo desgastando os dentes e interferindo no carregamento durante sua costura. Você deve evitar também costurar sem nenhum tecido ou usar alfinetes muito grossos. E na hora que a máquina estiver parada deixe um pedaço de tecido de algodão entre os dentes e o pézinho para proteção. (quando a gente compra a máquina ele vem com esse tecido para proteção, mas ninguém nunca explicou isso para a gente antes!)

9. Comece e termine suas costuras com retrocesso

Eu devo confessar que sempre falho com esse mandamento. Muitas vezes não faço o retrocesso porque ele dificulta na hora de desmanchar. Mas já sofri, e sofro, muito por essa minha falha. Quando vamos costurar alguma outra parte a costura não está firme ou já abriu um pouco por conta da falta do retrocesso. Então vamos sempre começar e terminar com o retrocesso, afinal ele já serve até como arremate das costuras, e máquinas mais modernas fazem o retrocesso e já cortam a linha para a gente, então quer dizer que temos que obedecer!

10. Reduza a velocidade em curvas e quinas

Quando a costura fizer uma curva ou quina devemos sempre reduzir a velocidade para garantir uma costura perfeita. Afinal, quem quer pressa nem sempre recebe qualidade. Você deve reduzir a velocidade e ir somente direcionando o tecido, sem puxar ou empurrar o mesmo (isso pode causar problemas sérios na sua máquina mais para frente). E se for quina devemos parar COM A AGULHA ENFIADA NO TECIDO, levantar o pézinho, girar o tecido, abaixar o tecido e continuar costurando. Se você fizer isso sem abaixar a agulha seu tecido vai sair do lugar, o ponto vai pular ou ficar torto.

11. BÔNUS

Ao abrir as costuras com o ferro, alguns tecidos podem deixar marcas no direito, devido a sua composição ou até mesmo sua espessura. Para evitar isso corte tiras de 5 cm de papel e coloque sobre as margens de costura quando for passar, ele servirá como mais uma barreira para o calor e vai evitar e reduzir as chances de marcar pelo direito.

 

Espero que tenham gostado dessas dicas. Sigam elas à risca que você vai ter uma costura perfeita!

Para fazer peças com caimento perfeito eu já te indico esse curso aqui, dá um olhada para você conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *