5 motivos para aprender sobre a história da moda

historia da moda 1970

Se você gosta de moda, tem que estudar a história da moda.

Pode parecer chatice e maçante, mas conhecer a história da moda pode mudar e muito a forma como você vê, entende e consome moda. Seja desde comprar uma roupa nova, montar seu look, até mesmo criar peças e coleções exclusivas para sua marca.

Primeira coisa que precisamos entender antes de apresentar os motivos é que a moda é uma manifestação histórica e social da humanidade. Parece super denso e profundo, mas na realidade é bem simples. Se você quer aprender sobre determinado período ou época na história da humanidade, basta ver como as pessoas se comportavam e socializavam, ali você vai perceber suas crenças e valores também. E as roupas eram uma amostra do seu comportamento e valores, afinal a roupa é uma mensagem não verbal que passamos ao mundo.

Conheça os diferentes estilos de moda pelo mundo.

Até determinado período da história, tudo que podemos narrar sobre a história da moda vem de itens que sobreviveram até os dias de hoje, como sapatos, vasos, ferramentas, potes, pinturas, estátuas, etc. Aqueles que encontramos normalmente em museus. Mas depois de determinado momento histórico, numa era mais moderna, a moda começou a ser a fonte da narrativa da história da humanidade, com seu acervo de peças sobreviventes, desenhos, revistas e fotografias. Viu como ela é importante?

O estudo da história da moda é um estudo multidisciplinar, ele engloba referências arquitetônicas, religiosas, antropológicas, psicológicas, filosóficas e muitas outras áreas, tornando um estudo menos maçante e muito mais divertido. Bem diferente daquelas aulas entediantes de história do colégio…

Vou te dar aqui somente 5 motivos para você começar a estudar a história da moda, vamos lá?

MOTIVO 1: PLANEJAR O FUTURO

Pois é verdade, devemos olhar para o passado, analisar o presente para planejar ou prever o futuro. Ou seja, o passado é a fonte de dados e informações que nos permitem criar estratégias para planejar o futuro. Pode parecer abstrato, mas esse conceito é usado para ajudar a prever tendências, comportamentos. Isso pode te ajudar a planejar sua marca, coleção futura, te dar mais embasamento nas suas escolhas e criações. Ou mesmo no seu estilo de vida.

MOTIVO 2: ENTENDIMENTO DE PADRÕES

Alguns rituais, tradições ou padrões, repetimos até hoje mas não sabemos o porque. Ao estudar a história da moda é possível entender de onde veio aquele ritual ou tradição e como o simbolismo dele atua nos dias de hoje. Por exemplo, você sabe porque eventos de gala o tapete é vermelho? Pois a cor vermelha sempre foi uma cor ligada ao poder, nobres, reis e igreja (não estou nem falando de cor do sangue e etc), isso porque o corante para se obter o vermelho vivo era muito difícil de se obter, consequentemente tecidos vermelhos vivos e fortes eram caríssimos e escassos, sendo usados quase que exclusivamente por nobres, reis e cleros. Faz sentido para você?

MOTIVO 3: BAGAGEM VISUAL

Como eu disse, quem gosta e trabalha com moda mexe com mensagens não verbais. Tem que passar uma mensagem sem usar palavras, apenas cores, texturas e formas (nas roupas). Ao estudar a história da moda você aumenta sua bagagem de imagens, pois o estudo da história da moda é em si muito visual, cheio de imagens e fotos. Você aumenta sua bagagem visual, entende melhor do simbolismo das peças, e por consequência acaba por criar mensagens mais claras e assertivas.

MOTIVO 4: COMPREENSÃO DE NOMENCLATURAS

Os nomes e seus significados começam a fazer mais sentido. Sabe aqueles testes de estilo? Estilo clássica, moderna, ousada, etc. Esses tipos de termos irão fazer sentido agora. Diferenciar clássico do neoclássico, o que é barroco, rococó, belle époque, o que é uma túnica, kaftã, peplo ou codpiece. Vamos ver esses e muitos outros termos de forma visual e explicada, sem mais nó na cabeça. Outra parte legal disso é poder reconhecer nos filmes ou séries as informações que você aprendeu, ver o quanto realistas e fiéis os figurinistas foram (quem sabe até avaliar junto do Oscar!)

MOTIVO 5: EXPANSÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA

Esse eu considero o motivo mais importante. Com tudo isso que você viu antes, sua capacidade de criar vai expandir exponencialmente. Você vai conhecer mais coisas do passado, ter mais referências para basear suas criações. Vai permitir que você seja mais inovativo e inventivo ao invés de ficar sempre copiando os outros ou criando em cima do mesmo tema batido. Como você viu como era feito, pode criar releituras modernas, ousar nos looks e combinações. Resumindo CRIAR.

Se você concorda com o que viu até aqui e quer aprender mais sobre a história da moda eu tenho duas opções para você:

  1. Um vídeo abaixo onde eu explico isso e apresento a série de capítulos sobre a história da moda que iremos ver
  2. Esses posts com mais material em ordem cronológica para você começar

HISTÓRIA DA MODA: UMA BREVE INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA MODA: AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES – PARTE 1

HISTORIA DA MODA: SUMÉRIOS, A PRIMEIRA CIVILIZAÇÃO – PARTE 2

HISTÓRIA DA MODA: PERSAS

Não se esquece de deixar seu comentário sobre o que achou do assunto e nos seguir nas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest, e no nosso Canal do Youtube.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *