Historia da moda: Sumérios, a primeira civilização – Parte 2

historia da moda sumerios visao geral

Eu não sei você, mas quando na história da moda falamos sobre primeiras civilizações pesamos em pequenas aldeias e vilas. Mas você vai se surpreender com os sumérios, assim como eu. Já falamos da introdução no outro post, agora vamos continuar com nossos povos!

O povo sumério foi encontrado por acaso em estudos sobre a babilônia e é considerado a civilização mais antiga encontrada até agora. Eles não tem sua origem definida, é na verdade um monte de povos diferentes juntos, mas tem indícios de que eram de origem pastoreira. Viveram entre os anos de 5.000 a.C até mais ou menos 2.000 a.C até serem definitivamente dominados por babilônicos. Mas sua cultura e conhecimento ainda se estendeu por muitos anos sendo absorvidos por outros povos.

Eles desenvolveram conhecimento e técnicas que permitiram por exemplo, drenar pântanos para a agricultura, diferentes formas de irrigação, desenvolveram o comércio e estabeleceram manufaturas, como a tecelagem, o trabalho em couro, metalurgia (moldar metal), alvenaria e cerâmicas. Desenvolveram a astrologia, definiram o dia dividido em 12 horas cada período (dia e noite). E tem a primeira escrita registrada, com símbolos que representavam sons da língua falada ao invés de desenhos. Foram encontrados nas ruínas da babilônia livros e documentos sobre comércio, jurisdições e administração.

Chegou a ter mais de 20 cidades estados, muradas, com um governador, rei ou sacerdote cada, cercada por camponeses que serviam os governantes. Então podemos pensar grande quando falamos desse povo. Eles guerrearam bastante entre si, entre os reis de cada cidade, mas quando vinha um inimigo de fora eles faziam acordos e se uniam para vencer esse inimigo. Porém em determinado momento essas disputas internas enfraqueceu a força suméria como um todo, até que ele fosse definitivamente dominado por outros povos e desaparecesse.

Para entender como se é estudada a história da moda ou indumentária junto com a história da humanidade dá uma olhada nesse post antes!

Quando estudamos a moda observando esse povo, podemos perceber pelo desenvolvimento de suas vestes o desenvolver de poder desse povo.

O povo sumério tinha o costume de raspar todos os pelos do corpo, os homens raspavam a cabeça, peito, perna e pés, deixavam apenas uma barba sobre o queixo. Essa barba ia crescendo conforme envelhecia, ou seja, ela representava experiência, conhecimento. Os jovens não podiam ter barbas, apenas os mais velhos e responsáveis nas famílias. Com o passar dos séculos e as misturas de povos, foram deixando o cabelo também crescer. Um cabelo crespo e sempre bem arrumado e um corte mais quadrado. As mulheres tinham cabelos volumosos mas presos até no máximo a altura dos  ombros. Também eliminavam os pelos do corpo. Ambos eliminavam até mesmo as sobrancelhas, o que deixava seus olhos aparentemente maiores, elemento presente e constante em suas artes e esculturas.

historia da moda sumerios kaunake masculina e feminina

A primeira fase de suas vestimentas era bem mais simples. Sem sapatos e corpo sem pelos, eles usavam basicamente uma espécie de avental amarrado envolta da cintura, dando toda a volta, como se fosse uma saia, os homens da cintura para baixo e as mulheres usavam essa saia mas mais alta e comprida, com os seios exposto, e usavam ainda uma capa, manto ou xale do mesmo material sobre a cabeça e os ombros. A principio era feito de couro de animal com ou sem tufos de pelos e lã. Mas o couro, conforme secava ia ficando cada vez mais seco e duro, então essas saias eram bem retas e duras. Foi desenvolvido para pedaços desse couro presos em camadas, para que ele não ficasse tão duro e difícil de usar.

Existia também uma forma de usar as fibras de cascas de arvores e criar fibras finas e planas, algo muito parecido com os papiros egípcios. Assim foram começando a deixar de usar o couro e migrar para esse tecido empapelado, ainda no sistema de babados.

Se você quer entender de fibras têxteis eu montei esse guia bem completo e fácil de entender!

Aos poucos foi começando a se tecer os tecidos. Trançar as fibras e surgir os tecidos mais flexíveis, mas ainda rústicos. Esses tecidos eram principalmente feitos de lã de ovelha ou cabra, e algodão. Às vezes era usado o linho também, mas isso em menores quantidades e principalmente para os governantes e sacerdotes. Com o passar dos anos esses tecidos foram ganhando melhor acabamento e qualidade e virando peças retangulares, com ou sem franjas, enroladas sobre o corpo, algumas vezes usadas com uma ponta sobre o ombro.

Com a evolução da fabricação dessas peças e do kaunake, as franjas tecidas  serviam para remeter aos tufos de pelo das peças originais. Esses tecidos eram usados como mantos ou xales no inverno e no verão eram usados como saias na cintura. Ao longo dos séculos os modelos foram evoluindo surgindo até mesmo mangas para as mulheres.

vestimenta sumeria feminina em detalhes

Moda também é acessórios!

Como já vimos antes, a moda engloba mais do que somente as roupas. Aqui quero falar principalmente dos acessórios. Os sumérios eram muito bons em lidar com metais, então desenvolveram joias e acessórios bem interessantes. Além de usarem esse conhecimento como material para movimentar seu comércio. Eles usavam bastante acessórios em suas roupas, pulseiras, braceletes, alfinetes nas roupas e enfeites nos cabelos, dos mais variados tipos.

Mas eu trouxe essa imagem que achei muito interessante pois mostra como a mesma técnica usada para dar leveza e movimento aos seus tecidos era usada no desenvolvimento de algumas peças. Pesa que dessa forma esse ornamento de cabeça fica bem mais leve e chamativo.

adorno de cabeça sumerio

Sobre a maquiagem, podemos dizer que eles usavam sim, porém não era tão importante em sua rotina. Podemos concluir que eles usavam pois em suas estátuas e obras vemos os olhos bem grandes e desenhados, contornados. Referência ao uso de cosméticos para desenhar e destacar os olhos.

Acho interessante ter em mente a imagem desse povo, pois eles foram a base para muitos outros povos, sua vestimenta se estendeu por muitos séculos e milênios, por isso é importante reconhecer quando ela aparecer na sua frente. Por exemplo em 2013 a marca espanhola Balenciaga fez uma coleção inspirada nela.

desfile Balenciaga 2013

Para criar suas roupas inspiradas nos povos da antiguidade você pode começar com esse curso aqui! Vou te ensinar a criar suas próprias roupas e modelos!

Acompanhe também nosso canal do Youtube e nossa rede social para ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *