A costura também é usada como terapia ocupacional por motivos comprovados. Ela faz muito bem para nossa saúde mental e física! Não acredita?
- Desenvolve o raciocínio matemático. Fazendo pequenas contas simples e rápidas ajuda a manter o cérebro afiado.
- Desenvolve nosso senso de ser perfeito. A modelagem permite errar e voltar atrás sem grandes problemas. Assim vamos percebendo que não precisa estar perfeito, mas finalizado.
- Trabalha a firmeza de movimentos e precisão. Seus traçados e contas devem ser exatos, fazer as coisas “mais ou menos” vai se transformar em defeito no final. Então fazer direito na primeira vez.
- Coordenação motora fina. Desenvolve a habilidades motoras com lápis, réguas, curvas e papel. É uma forma de manter em dia seus movimentos coordenados e afinar ainda mais seu cérebro.
- Pensamento lógico. Quando desenvolve uma modelagem tem que pensar como aquela peça será cortada, costurada e os acabamentos. São muitos elementos para pensar e decidir durante a modelagem.
- Criatividade. Fazer sua modelagem permite que você crie e ouse nos modelos que você quer fazer, sem depender de nada nem ninguém além de seu cérebro.
- Consciência corporal. Você passa a visualizar e entender melhor seu corpo, formas e volumes. Assim como seus movimentos.
- Foco. Você tem que estar focado enquanto faz uma modelagem, pois uma pequena distração pode resultar em, por exemplo, um pequeno erro de conta que pode botar todo seu trabalho a perder.
- Visão espacial. Você começa a compreender e ver objetos tridimensionais através de desenhos técnicos e planos.
- Mindfulness. Quando você está fazendo a modelagem você entra em um estado de atenção e foco no presente. Outras preocupações não têm espaço nesse momento. É um estado mental muito buscado na atualidade que você vai conseguir desenvolver naturalmente.
- Paciência! Ela vai testar e desenvolver sua paciência. Não existem atalhos e nem tem como pular etapas. A modelagem vai ter tornar mais consciente disso, paciente e respeitoso.
- Divisão do trabalho. Muitas vezes quando temos um grande objetivo, temos que dividi-lo em pedaços, etapas menores para atingir o grande resultado final, a modelagem vai te mostrar a importância disso.
- Ter roupas sob medida que vão vestir como uma luva e valorizar o que tem de mais importante: você!
- Trazer realização pessoal a cada peça finalizada e cada elogio recebido, como forma de reconhecimento do seu trabalho.
- Constantes desafios e superação. A modelagem vai te colocar sempre com novidades, desafios e você vai aprender a como se preparar e vence-los, podendo aplicar essa confiança e segurança em todas as áreas de sua vida!
Se você gostou e quer mais dicas e conteúdos sempre fresquinhos, acompanhe nossas redes socais, Facebook, Instagram, Pinterest e nosso canal no Youtube!
HELPPPP!!!!! Estava costurando numa boa com minha nova máquina elgin genius plus. Agora do nada a agulha não pega a linha da bobina. Parece que a agulha não está afundando o suficiente lá para dentro para alcançar a linha. Já tirei tudo, limpei e nada. O que pode ser?
Oi Erica!!
Primeira coisa, para a agulha pegar a linha da bobina (que eu falo “pescar” a linha da bobina) você deve sempre girar o volante para você. Se você girar no sentido contrário ela não forma o ponto, não costure e nem pesca nada.
Mas como você estava costurando e quase que de repente ela deu problema eu tenho uma suspeita do que pode ser… Você estava costurando algo duro ou forçou a máquina por um pequeno momento??
Se você deu essa leve forçada a barra da agulha pode ter saido do lugar e da sincronia, ele foi deslocada mais para cima, e agora quando completa o movimento ela não desce até onde devia. Não é algo que acontece com facilidade, tem que forçar um pouco a máquina, mas acontece. Até tem como arrumar, mas não recomendo se você não tem o hábito de mexer na sua máquina e suas engrenagens. Leva para um técnico de sua confiança. Até porque a barra da agulha deve ser colocada na posição correta, ou ela pode ir muito para baixo e travar a costura. Lembre-se que tudo na máquina funciona em milimetros!