Como saber qual é o direito e o avesso do tecido?

tecidos-direito-e-avesso

Você, assim como milhares de pessoas, ainda fica ne dúvida na hora de identificar o lado direito e o avesso do tecido?

Tem alguns que são bem fáceis de identificar, mas tem outros que deixa uma dúvida enorme na nossa cabeça! Então nesse post vou dar algumas dicas de como você encontrar o lado certo de cada tecido de um jeito mais fácil.

Para aprender mais sobre tecidos você pode conferir nesse livro digital ilustrado completo!

 

livro sobre tecidos

 

Antes de começar com as dicas devo lhe dizer uma coisa. Não existe uma forma de ter 100% de acerto com todos os tecidos. As dicas servem para nos ajudar, mas nem sempre elas funcionam, você tem que sempre observar bem os tecidos e ir ganhando experiência pra conseguir identificar cada vez mais rápido. Mas vamos para as dicas!

Dica 1 – brilho

Normalmente o lado direito é mais brilhante, como podemos facilmente observar nos tecidos tipo cetim. Mas isso acontece até mesmo em tecidos não tão brilhantes. O lado direito é sempre mais bem acabado e com um brilho um pouco maior que o lado avesso. As vezes esse brilho parece que muda até a cor do tecido!

Dica 2 – estampas

Elas são mais fortes e vivas no direito do tecido. Principalmente se o tecido foi estampado depois de pronto. As estampas são feitas no lado direito pois é o lado mais macio, bem acabado e bonito do tecido, garantindo mais qualidade ao desenho. No lado avesso você pode encontrar um fundo liso, desenhos mal definidos, manchas, cores mais fracas.

Dica 3 – cores

Preste atenção nas cores do tecido do mesmo jeito que nas estampas. Isso porque muitas vezes o tecido é colorido depois de pronto, e que o tingiu prestou atenção em manter o tom mais forte e atraente no lado direto, podendo ter manchas e defeitos no lado avesso. Quando o tecido foi bem tingido e não tem manchas, você pode prestar atenção que no lado direito a cor é mais viva, por conta do acabamento do tecido. No avesso ele acaba ficando mais escuro ou opaco.

Dica 4 – textura

Se o tecido tem relevo, aplicações ou qualquer outro detalhe de textura, ele será mais bem acabado no direito do tecido. No avesso você pode encontrar falhas na textura ou na trama, o desenho ficar mais irregular e sem definição. Alguns tecidos se preocupam tanto com o direito ficar lindo na textura que nem se importam se ficar cheio de linhas e fios soltos no avesso. O laise é um exemplo bem claro disso, o bordado é muito bem definido e acabado no direto, já no avesso…

Dica 5 – ourela

Já vimos nesse post o que é a ourela do tecido e porque ela existe. Mas ela também pode nos servir de guia na hora de identificar o direito e avesso dos tecidos, por isso, procure manter a ourela no tecido sempre que possível. Na ourela podem ser estampadas detalhes e informações sobre o tecido, ter a marca ou composição do tecido bordado. Se a sua não tiver nada disso, observe os furinhos da ourela, normalmente eles são feitos do avesso para o direito quando o tecido ainda está no tear.

Dica 6 – maciez

Assim como o brilho, a maciez do tecido é toda trabalhada no direito dele. Aqueles tecidos com toque de pêssego por exemplo, sua maciez é trabalhada depois de pronto no direito do tecido. E mesmo tecidos mais rústicos, possuem o lado direito mais bem acabado e macio, deixam o avesso bem mais rústico e grosseiro. Muitas vezes esses tecidos exigem que usemos forro para ficar com um toque melhor sobre a pele.

Dica 7 – enrolar

Aqui estamos falando especificamente de malha. As malhas tendem a enrolar quando cortada, umas mais outras menos. Ainda mais se você esticar ela sem costurar, ela vai enrolar em si mesma, faz parte da sua construção. Esse enrolar da malha tende a ser sempre para o lado direito. Malhas também possuem direito e avesso, algumas mais visíveis outras nem tanto. Mas também é possível usar o contrário como o Piquet, que o lado direito comercializado dele é na realidade o avesso do tecido, porém é o lado que apresenta uma textura diferenciada.

Dica 8 – marca d’água

Dependendo de qual fabricante você compra o tecido, ou tecidos mais técnicos ou inteligentes, os fabricantes estampas no avesso do tecido sua marca ou nome do material, por toda a extensão do mesmo. Podemos ver isso em tecidos de algodão até alguns de lã. Logicamente que isso é feito principalmente em tecidos de melhor qualidade e maior valor agregado.

Dica 9 – defeitos

Assim como vimos na parte de texturas, o lado avesso de alguns tecidos podem apresentar defeitos ou acabamentos mais grosseiros. Seja pela estampa, construção do tecido, acabamento ou beneficiamento do tecido. O avesso é normalmente mais mal acabado, grosseiro e desleixado. Pois um bom acabamento no avesso do tecido não agrega muito valor ao mesmo

Dica 10 – rolo

Quando vamos comprar o tecido podemos observar o direito e o avesso enquanto ele ainda está no rolo do tecido. Se você puder observar enquanto o vendedor tira o tecido para cortar para você pode facilitar sua vida. Isso porque os tecidos tendem a ser enrolados com o lado direito para dentro do rolo, assim protege a cor e o acabamento do tecido. Mas tome cuidado com essa dica, pois algumas lojas tendem a desenrolar o tecido, dobrar ao meio e enrolar de novo em um suporte menor para ocupar menos espaço e expor o direito do tecido para atrais mais a atenção do consumidor.

São vários os fatores que podemos observar para identificar direito e avesso dos tecidos. O mais importante é primeiro conhecer os tecidos, suas fibra, estruturas, isso facilita na hora de identificar o lado direito. A sarja por exemplo possui naturalmente um zig e zag no lado direito, sabendo disso você pode observar o desenho da trama e achar o lado certo rapidamente.

Para aprender mais sobre tecidos confere aqui!

O mais importante de tudo isso é que…

Não importa qual é o direito ou avesso do tecido, você pode usar o que mais lhe agrada e combina com seu projeto. Seja por conta do brilho, cor, textura, não importa. Sua criatividade é que vai determinar a melhor escolha e lhe dar muito mais opções de criações possíveis.

Mas é claro que você deve fazer isso de forma consciente, como uma escolha, e não como uma distração! Até porque se você misturar metade da peça com o tecido no direito e outra metade no avesso, a diferença entre as duas partes vai ficar gritante e aparecer na sua peça, mesmo elas parecendo quase iguais quando você conferiu no começo!

Gostou das dicas? Tem mais alguma? Deixa nos comentários para nós!

Acompanhe também nossas redes sociais, Facebook, Intagram, Pinterest e nosso canal no Youtube para não perder nenhuma dica e novidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *