fbpx

O que é fio do tecido? Por que ele é tão importante na costura?

 em Corte & Costura, Dicas, Modelagem

O fio do tecido é o que vai determinar o caimento da sua roupa. Se bem usado ele valoriza suas peças, se usado de forma errada você vai perder material e ficar com defeitos irreversíveis nas roupas.

 

Quem quiser mais informações temos esse post explicando bem mais a fundo as partes do tecido. Mas aqui vou resumir para vocês!


1- Ourela: É ela quem indica o fio do tecido. Ela é a borda do tecido, acompanha todo o comprimento dele. Ou seja, se você tiver dois metros de tecido, terá dois metros de ourela. Neste sentido longitudinal o tecido tem mais resistência e não estica. Ele deve ser colocado no mesmo sentido do comprimento do nosso corpo. Pois nesse sentido não temos tanto movimento e pressões nas roupas.
2- Trama: A trama é a linha horizontal que surge no momento em que o tecido foi produzido. Com o entrelaçamento de fios e suas variações criamos as padronagens dos tecidos. Se você esticar o tecido nessa direção vai perceber que ele tem mais flexibilidade que a ourela, mesmo em tecidos sem elastano. É exatamente por isso colocamos esse sentido nas larguras do nosso corpo. A trama permite essa flexibilidade.
3- Viés: É o angulo de 45 graus permite mais maleabilidade nas roupas e dá aquele caimento bonito. Ele possui muita elasticidade e flexibilidade, por isso o caimento inigualável. Também cortamos o tecido neste sentido para fazer o acabamento das peças com viés do próprio tecido. Pois esse tipo de corte permite mais movimento na hora da costura.

Todo bom molde deve conter a informação do FIO. Essa marcação no molde vai dizer como ele deve ser posicionado sobre o tecido para o corte. E deve ser respeitado. Cortar uma peça fora do fio pode entortar toda sua roupa, travar movimentos, deixar com uma caimento estranho e feio. Além de fazer você perder tecido e tempo.

 

Uma coisa que você pode fazer antes de cortar é organizar os moldes em cima do tecido para ver se a quantidade que você tem é suficiente e se todos os moldes encaixam corretamente no fio solicitado.

Você pode conferir mais informações sobre fio e defeitos que eles podem causar nesse vídeo! Assine nosso canal e receba sempre novas dicas! Acompanhe também nosso Facebook e nosso Instagram

Se você quer evoluir com suas costuras ou ficar expert em costuras sob medida dá uma olhada nessa oportunidade!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

0
look com saia reta e tenis