Você gosta de dica de costura? Vou te dar dicas sobre franzido!
O franzido é um detalhe muito especial e bastante usado nas roupas femininas e infantil. Ele dá um volume delicado, deixando a peça mais feminina. Ele pode ser aplicado de diversas formas e em diversas situações. Vamos ver 4 jeitos de franzir de forma prática o tecido.
1 – LINHAS PARALELAS
Nesse jeito você deve costurar linhas reta paralelas com o ponto mais largo da máquina. Deixe sobras longas de linha no começo e no fim de cada costura. Ao terminar puxe uma das linhas e vá controlando a quantidade de franzido. Você deve puxar somente uma das linhas e ir regulando o franzido.
Essa técnica pode ser a mais demorada mas ela permite um controle maior no volume e posição do franzido. Por exemplo se você quer deixar um lado com mais franzido que outro, ou deixar ele bem discreto para quase não aparecer.
ONDE APLICAR: Essa técnica é muito usada para embeber mangas e fazer saias de vestidos.
2 – COM UM GUIA
Nessa técnica você tem que costurar no zig-zag mais largo que tem na máquina. Mas essa costura tem que ser em cima de um pedaço de fio dental por todo o comprimento. Preste atenção para que o zig-zag não prenda o fio dental. Use o fio dental pois ele é bem resistente e encerado, o que vai permitir movimentar melhor. Depois de costurado puxe o fio dental e vá controlando a quantidade do franzido ao longo da costura.
ONDE APLICAR: Podemos usar para criar detalhes em peças ou em franzidos muito longos como cortinas.
3 – COM ELÁSTICO
Essa técnica é bem fácil e prática. Pegue um elástico fino e deixe do tamanho final que você quer que o tecido fique. Estique o elástico e costure no tecido, esticando o elástico. Quando terminar ele irá franzir naturalmente. A quantidade de franzido e a posição dele vai depender do quanto e aonde você esticou o elástico, não podendo ser controlado depois como as técnicas anteriores.
ONDE APLICAR: Punhos de mangas ou calças. Cintura de saias.
4 – PÉ PARA FRANZIR
Você pode usar o calcador especifico para franzir tecido. Ele vai costurar e já franzir o tecido de forma homogênea e constante. Ele também permite que você costure um tecido franzido em outro sem franzir de uma vez. Muito mais usado em artesanatos, pois ele funciona bem em costuras retas, quando tem curvas o resultado não é muito bom. Com ele você também tem menos controle da quantidade e posição do franzido.
ONDE APLICAR: Mais usado em artesanatos e decoração. Como aplicações em guardanapos por exemplo.
Gostou dessas técnicas simples que coloquei? Cada uma vai dar um resultado para sua costura. E cada uma vai pedir um nível de dedicação diferente também. Conhece outras? Qual você mais usa?
Quando falamos de técnicas de costura ou modelagem, existem sempre muitas! E isso é bom! Umas são mais simples, outras mais complicadas. Mas o mais importante é que você experimente várias delas e decida qual é a mais fácil e melhor para você. Cada pessoa tem uma opinião, por isso temos que sempre buscar o que é melhor para nós. E para isso precisamos sempre experimentar novas.
Que conhecer técnicas novas? De modelagem e costura? Confere aqui nesse link.
Para ficar sempre por dentro das novidades acompanhe nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest. Temos também sempre vídeos novos toda semana em nosso canal do Youtube! Com muitas dicas, técnicas e desafios! Dá uma olhada e se inscreve nele para ficar por dentro de tudo!