Quem disse que mulher deve ser lembrada apenas um dia por anos? Ainda em comemoração ao “Dia interacional da mulher” vamos falar de mulhere que são lembradas pro décadas e séculos.
A maior parte das vezes quando falamos em grandes designers nomes masculinos são os primeiros a serem lembrados. Mas temos muitas mulheres que fizeram e fazem a história da moda até hoje.
Durante sua vida e carreira elas criaram modas, polêmicas, estilos e empoderamento para suas vidas pessoais, profissionais e para nós hoje. Hoje uma mulher não é apenas uma costureira ou modista. Somos criadoras de moda, designers, artistas! Vamos conferir alguns desses nomes.
Jeanne Lanvin

Uma marca mundialmente respeitada foi deita por uma mulher de 22 anos, em 1889, quando e começou a fazer roupas para sua filha. Anos mais tarde Jeanne começou criar roupas luxuosas para crianças e mulheres (já adotava o estilo tal mãe, tal filha), que com o tempo passou a ser seu foco principal. Com o tempo sua linha se expandiu para perfumes, lingerie, decoração de casa, roupas esportivas e até roupas masculinas.
Rei Kawakubo

Essa estilista japonesa, com formação em artes plásticas adora ousar e desconstruir coisas. Sua marca Comme des Garçons vai sempre contra a corrente da moda, é ousada e inovadora. Aposta em formas, volumes, materiais e cores bem revolucionários.
Coco Chanel

Não tem como deixar essa mulher de fora de qualquer lista. Revolucionária do guarda roupa feminino, polêmica, ousada, teimosa e destemida. Desenvolveu peças e estilos que livrava as mulheres dos espartilhos, saias extremamente longas e volumosas. Transformou o guarda-roupa feminino em algo mais fácil de usar. E claro, criou os clássicos dos clássicos: vestido preto, colar de pérolas, a bolsa com alça de corrente, e o casaco chanel.
Elsa Schiaparelli

Uma de minhas preferidas também. Essa italiana influenciou não só o mundo da moda, mas também o da arte! Schiaparelli viveu no período da arte surrealista e trouxe isso para a moda. Ousou em formatos, materiais, desconstruiu conceitos. Suas peças era lindas, confortáveis e dignas de museus de arte. Não tem como não amar essa mulher.
Vivienne Westwood

Sabe quando falamos que a moda saiu das ruas e foi para as passarelas. Aqui temos uma das responsáveis. Ela trouxe o punk para a alta moda. E ainda possui uma grande influência do movimento em suas criações. Quer falar de polêmicas, identidade, posicionamento e fidelidade ao que acredita, fale com essa mulher. Que ainda adora trazer questionamentos sérios para sua marca e coleções. Uma ativista real na moda.
Zuzu Angel

Não podemos deixar o Brasil fora dessa. Essa mulher guerreira chocou o mundo da moda com sua força, delicadeza e coragem. Além de criar peças lindas, femininas e delicadas, ela levou para o mundo sua voz na luta contra a ditadura militar brasileira em sua implacável busca sobre a verdade do que aconteceu com seu filho. Seu nome e marca registrada era o anjo em suas coleções. Eita mulher forte, desafiou todo mundo, sem medo!
Diane Von Furstenberg

Vamos falar de empoderamento feminino temos que chamar essa mulher. Uma grande influenciadora, hoje além de criar, sem uma grande empresária, participa de conselhos e organizações que apoiam mulheres para transformar a vida de outras mulheres. Só ela sabe o que ela passou e quer ajudar a outras mulheres a ganhar espaço e reconhecimento no mundo. E claro com sua criação mais famosa o vestido envelope, prático, feminino e elegante.
Stella McCartney

Essa britânica que começou bem cedo a trabalhar e ser reconhecida no mundo da moda cresceu e se posicionou firme e claramente sobre questões éticas. Uma das primeiras marcas a se posicionar e discutir sobre a defesa dos animais, trabalhos escravos, consumo consciente e uso de materiais alternativos. Muito moderna e desejada suas peças são sempre vistas por ai com celebridades e influenciadores. Podemos escolher três palavras para essa mulher e seu legado: responsabilidade, honestidade e modernidade.
Se você gostou desse artigo confira mais em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest, e em nosso canal do Youtube, sempre com novidades.
Mas se que começar seu próprio negócio com moda, sua marca ou vestir roupas que realmente sejam do seu estilo, dá uma olhada nessa oportunidade.