Roupa estampada costurada perfeitamente

saia-de-poa-pv-2020

Você gosta de roupa estampada? Gosta de fazer roupas com estampas diferentes que ninguém tem? Sabia que ela pode determinar o nível de qualidade da roupa?

Não é porque a estampa é bonita que a roupa é boa, mas sim como essa estampa foi trabalhada na hora de fazer a roupa! Você consegue perceber se a costureira fez com pressa e sem cuidado a roupa ou se ela fez com carinho e atenção aos detalhes só de bater o olho na estampa! Indica o nível de profissionalismo e habilidade de quem fez a roupa!

Ah, mas a estampa ela escolheu na loja, já estava pronto! Sim, só que uma pessoa pensou como usar e trabalhar com essa estampa em todos os seus detalhes para aproveitar o melhor dela. Esse tipo de dedicação muitas vezes passa despercebido, é aquela sensação de que aquela roupa vale o preço, de que ela tem qualidade e é boa, mesmo sem saber exatamente o por quê!

Pois então vou te dizer esse por quê agora!

Vamos começar a entender das estampas. Muitas estampas possuem sentido, ou pé. Outras não. Como saber identificar isso? Vamos lá!

  1. Estique o tecido sobre uma superfície plana, bem aberto e ajeitado
  2. Observe a estampa com cuidado, ache o ponto em que o desenho começa a se repetir
  3. identifique um quadrado do desenho que tende a se repetir sempre, esse é o rapport da estampa, o desenho principal.
  4. Verifique se esse rapport tem uma lado de cima, sentido ou pé. Como corações que não podem ficar de ponta cabeça.
  5. Caso o rapport tenha sentido, veja se quando ele se repete ele vira de alguma forma, fica deitado ou de ponta cabeça.
  6. Se o tecido for xadrez ou listras observe se as listras se repetem sempre na mesma sequência de cores de cima para baixo E debaixo para cima, caso contrário ela também tem pé.

Se o rapport tiver sentido e quando ele se repete não inverte o lado, então essa estampa tem pé e você deve respeitar isso. Isso pode acontecer com todo tipo de estampas, das mais abstratas até alguns listrados como falei acima, então fique de olho!

Já pensou numa roupa linda que você fez, não se ligou na estampa e quando ficou pronta viu que os desenhos de flores estavam certos nas costas e de ponta cabeça na frente? Já vi muito disso pois estamos tão empolgados em costurar uma roupa com aquele tecido e estampa lindo que esquecemos de observar esses detalhes.

A mesmo coisa serve para as listras e xadrez. Ou você nunca viu uma peça em que as listras não coincidem, seja no centro frente ou na lateral da peça?

 

Para evitar esses problemas é preciso prestar muita atenção na estampa na hora do corte do tecido! Depois de cortado não tem  como consertar.

listras casando

Esse tipo de tecido vai influenciar também na quantidade de tecido necessária para fazer a peça, pois simplesmente não podemos encaixar todos os moldes juntinhos, temos que encaixar observando como a estampa vai ficar em cada parte.

Para ver como calcular a metragem necessária de tecido para cada tipo de peça você pode conferir nesse post aqui!

DICAS PARA FUGIR DESSES PROBLEMAS

Além de prestar muita atenção no momento de cortar seu tecido, você pode usar alguns truques para evitar problemas com estampas.

Brinque com o sentido da estampa

Você não é obrigado a usar a estampa sempre certinha só porque ela tem um sentido. Você pode PROPOSITADAMENTE brincar com os sentidos, faça elas se encontrarem em alguma parte do corpo específica, ou coloca de ponta cabeça de propósito. Usa de um lado em um sentido e do outro em outro. Tudo isso fica mais fácil com listras, mas vale para todas as estampas.

Use tecido enviesado

O mais comum e usado é cortar no viés, assim as estampas não precisam coincidir. O pessoal que faz camisas masculinas sabem bem disso! Colocam a pala das costas no viés, o bolso e algumas vezes a vista dos botões. Colocar o viés aonde fica os botões cria uma faixa inclinada entre as duas partes da camisa, disfarçando caso a estampa não case, mas disfarça pequenas diferenças, se a diferença entre as estampas for grande então ele não vai funcionar.

Adicione tecidos lisos

Você pode simplesmente não fazer com que as listras se encontrem adicionando um tecido liso entre elas! Ele pode ser, de novo, nos botões da camisa ou na lateral do vestido. Assim você não precisa se preocupar em casar as estampas.

Faça um mix de estampas

E porque não brincar com diversas estampas? Junte diferentes listras, xadrez, florais, o que tiver. Junte pela cor, tema, o que você preferir. Ouse e crie peças novas e diferentes, inovadoras.

Se você gostou dessas dicas acompanhe nossas redes sociais para sempre receber mais! Facebook, Instagram, Pinterest e nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *