Você gosta de dicas? Quem não gosta né? Pois hoje vou te dar dicas para suas costuras e seu ateliê, são dicas de costura para você melhorar a qualidade e a velocidade de seu trabalhos! Vamos lá?
Dica 1: Coloque prazos
Essa é considerada a melhor forma de não deixar para depois, procrastinar suas costuras. O mais difícil é sempre começar, mas depois que começar o difícil vai ser parar! Coloque sempre um horário, tempo exclusivo e um alarme para você. Separe 15 minutos do seu dia para costurar. Anota na agenda e coloca alarme no celular para te lembrar. Não adianta só agendar, tem que fazer!! Só 15 minutos! Assim que esse tempo acabar você pode parar, se quiser, ou pode continuar costurando! Com apenas 15 minutos por dia você vai conseguir fazer tanta coisa, render tanto seus projetos e costuras. Você vai ficar impressionado com a sua evolução, em apenas uma semana já da pra ver os resultados.
Dica 2: Cuide com carinho da sua máquina
Ela é sua melhor amiga e companheira nas costuras, então tem que cuidar com carinho dela. Faça sempre as limpezas, cuidados básicos a e manutenção preventiva. Pelo menos 1x por ano, mas vai depender do quanto você costura. Se você costura mais, mais fezes você tem que cuidar da máquina. Quanto mais tempo ela ficar parada sem manutenção pior vai ficando os problemas.
Domine sua máquina de costura! Com esse mini curso online você vai tirar o melhor proveito dela e melhorar 10x suas costuras!
Dica 3: Faça um bom planejamento
Se você vai começar a costurar algo, antes de colocar a mão na massa, pare alguns minutinhos para organizar suas costuras. Divida em etapas ou partes menores para você ter mais controle. Eu sei que a gente sempre quer fazer tudo de uma vez, mas isso pode afetar e muito a qualidade final da peça. Pois normalmente no final, estamos cansadas, querendo acabar logo, e é a etapa que exige mais atenção e cuidado, pois vai definir toda a qualidade da sua peça, o acabamento dela. E se a gente está com pressa ou está fazendo tudo de uma vez, esses acabamentos não ficam muito bons. Então se organize, divida em etapas, coloque descanso entre elas. Se organize, você vai ver como tudo vai fluir melhor e você vai ficar mais motivada, pois a cada etapa é uma vitória.
Dica 4: Faça uma faxina!
Tenho certeza que você tem pelo seu ateliê: material repetido, ou guardado que você não usa nunca. Sempre achamos que podemos usar e criar algo com aquilo. Mas vamos ser sinceros, se você não fez isso até agora, não vai fazer depois. Que tal você desapegar desses itens, passar, doar, vender para outras pessoas, pois quem sabe elas conseguem ter ideias e utilizar aquilo. Ao invés de ficar entulhado no seu ateliê ocupando espaço e a sua mente também. Pois nos sentimos obrigadas a usar aquilo ou terminar aquele projeto. Aceite que aquele item não te agrega mais ele para frente, para aprender com costuras e projetos novos, ou itens novos de costura, que você vai realmente usar.
Dica 5: Agora que tem mais espaço, vamos organizar!
Depois dessa faxina, estamos com mais espaço sobrando, vamos organizar os itens que a gente usa de verdade! Uma dica legal é separar seu ateliê por estação, como o lugar de corte, modelagens, costuras, passadoria, etc. Assim você pode deixar os itens de cada etapa perto da estação dele, fácil de encontrar e agilizar seu trabalho.
Dica 6: Arrume seus tecidos de acordo com o uso deles.
Um dúvida que temos sempre é como organizar tecidos. Quem nunca ficou um bom tempo no pinterest procurando imagens de como guardar ou organizar os tecidos da melhor forma possível. Bem, a melhor forma possível é a forma que faz mais sentido para você, depende de como você os usa. Seja por cores, tamanhos, composição, o que é mais prático o lógico para você. Eu sei que fica lindo por cor, mas se você depende da composição isso pode não ser prático, por exemplo. Aproveite e guarde seus tecido perto da sua estação de corte, assim eles ficam sempre à mão e mais fácil de criar coisas novas!
Se você quer organizar seus tecidos por tipo e composição olha esse guia sobre tecidos que eu montei!
Dica 7: Cuide das linhas também.
As linhas vão ficando mais fracas e desbotadas com o tempo, e isso piora se elas não estiverem bem guardadas. Adoramos deixa-as à mostra, para poder ver todas as cores que temos, além de criar um visual interessante. Isso pode parecer prático, mas nem sempre. Sabe aquela cor que você usa raramente, ou usou apenas uma vez, mas está ali no seu mostruário? Ela está estragando a toa. Já é uma cor que você usa pouco, então você vai continuar a usar pouco, e ficando exposta à poeira, sol, umidade e etc, ela vai só estragando. Ai quando você for usar ela vai ficar quebrando toda hora, atrapalhando e atrasando suas costuras. Guarde suas linhas bem protegidas, numa gaveta ou armário, mas de forma que fique fácil de você achar e usar.
Espero que tenha gostado dessas dicas simples para melhorar suas costuras. São os detalhes que fazem as diferenças quando costuramos. Afinal duas pessoas podem montar a mesma peça, com o mesmo tecido e modelagem. Mas o cuidado, tempo e dedicação que cada uma vai colocar nela vai determinar a qualidade de cada peça.
Espero que tenha gostado! Siga também nosso canal no Youtube para receber sempre novidades.