Você já comprou um tecido por conta da estampa maravilhosa? Quem nunca… Mas quando chegou em casa percebeu que é um tecido barrado, com a estampa voltada para a lateral do tecido e não no sentido do fio. De novo, quem nunca… Então vamos ver como lidar com tecidos barrados!
Um tecido barrado pode ser considerado qualquer tecido que tenha sua estampa voltada para a largura do tecido ao invés do comprimento. Ele pode ser considerado barrado somente por conta da estampa ou por um detalhe de bordado nas ourelas do tecido. E ainda podem ser barrados simples, somente para um lado, ou barrado duplo, com detalhe nas duas laterais do tecido.
Ainda confuso sobre estampas? Então olha esse post aqui que eu explico melhor! Depois você continua lendo esse aqui.
O correto é sempre cortar os moldes seguindo o fio do tecido ou o viés do mesmo. Mas se fizer isso nesse tipo de tecido você perde todo o charme da estampa. Então podemos cortar com o molde ao contrário? O que pode acontecer com minha peça?
Não é muito bom cortar com os moldes atravessados, mas em alguns casos, como esse, não temos outra opção. Mas devemos prestar atenção em alguns detalhes para garantir que não vá causar problemas na peça.
Use somente em modelos mais soltos
Isso porque ao cortar atravessado você perde mobilidade e conforto do tecido. Ele não foi feito para ser usado assim e a estampa foi colocada depois, não tinha como prever. Por isso corte atravessado somente modelos de roupas mais soltas do corpo. Assim você não corre o risco de atrapalhar na mobilidade, movimentação. E o fato do modelo ser mais solto compensa a perda de conforto e elasticidade por ter cortado atravessado do fio.
Já que vai mudar, faça com gosto!
Estamos cortando atravessado para aproveitar e valorizar a estampa, tem que ser uma peça volumosa, então… Coloque bastante roda nessa peça! Deixe ela bem rodada, esvoaçante! Pensa que é mais tecido para exibir a estampa linda que você está usando! Use e abuse, aproveite ao máximo o tecido e a estampa, já que provavelmente ele é o diferencial da peça, caso contrário você não estaria fazendo isso.
Use o barrado como acabamento
Quando a peça for de barrado duplo ou com bordado nas laterais, você pode aproveitar uma delas para acabamento. Barrados duplos dificilmente usamos os dois barrados ao mesmo tempo, um deles se perde no corte. Mas isso não quer dizer que ele deve ser eliminado. Ele pode virar um detalhe de acabamento da sua peça. Se o barrado principal está na barra do vestido, então porque não aproveitar o outro na barra da manga ou no decote? Você pode criar aplicações com esse barrado e repetir o mesmo acabamento por toda a peça dando mais delicadeza e estilo para ela.
Faça e seja diferente!
Aproveite que esse tipo de tecido desafia nossa mente e experimente! Ouse! Ao invés de usar o barrado na barra você pode centralizar na cintura da peça, chamando o olhar para a cintura. Isso valoriza e desenha mais o corpo, olha só nesse post explicando. Ou então faz os barrados espelhados se encontrando e criando um desenho novo, uma nova construção para aquela peça. Detalhes nas mangas, as opções são infinitas! Coloque sua criatividade para funcionar nessa hora que você ai ter resultados incríveis!
Claro que tudo isso depende da estampa que você escolheu, algumas permitem mais, outras menos. Mas não deixe de montar a peça por conta do fio atravessado, apenas faça isso do jeito correto para não estragar toda a peça e seu trabalho e dedicação!