Como fazer ajuste de busto em moldes de roupas

Infelizmente a maior parte das roupas que compramos não são sob medida. E se você tem muito ou pouco busto, precisa sempre fazer ajustes na suas roupas. Vamos ver nesse post como fazer ajuste de busto em moldes para ter roupas perfeitas!

Sejamos realistas, ninguém é igual a ninguém, então as roupas também não devem ser! E nessa situação é que a modelagem sob medida faz toda a diferença, pois as mesmas medidas não significa o mesmo formato de corpo.

Confira esse post com Três passos para criar looks certos para seu corpo

Cada método de modelagem usa formas diferentes de construção, mas independente do método, todos criam volumes e formas medianas para as medidas usadas. Isso porque no geral eles dividem as medidas em partes iguais e depois trabalham os volumes separadamente com as pregas e pences.

Temos que entender que ter a medida certa não quer dizer ter o volume correto e nem no local certo. São esses detalhes que fazem a diferença em uma boa modelagem.

E se você tiver um molde com volume errados defeitos aparecerão na sua peça final. Os defeitos mais comuns são a sobra de tecido na cava em peças com e sem manga, botões repuxados na altura do seio ou até mesmo amassar o formato do seio, não desenhando, nem valorizando as curvas e volumes do corpo.

Para adequar uma modelagem ao seu volume de seio é possível fazer um ajuste simples na pence do busto. Vamos ver abaixo!

Começando o ajuste…

Primeiro faça uma marcação na cava, voltando cerca de 7cm da lateral. Na base você pode encontrar esse ponto nomeado como ponto M. Esse ponto é mais de referência, ele não precisa dessa medida exata, busque colocar na cava mais ou menos no local que aquela sobra de tecidos costuma se formar. Marque também o ponto central do busto, ponto F.

base do corpo para ajuste de busto

Com a régua vamos traçar uma reta ligando o ponto M ao ponto F. Com a tesoura vamos cortar essa linha, do ponto M até ponto F (linha em vermelho). Corte também uma das laterais da pence do busto, mas não deixe os dois cortes se juntarem, eles precisam ficar com uma pontinha presa à base, esse corte vai permitir que possamos mover o papel sem dificuldades.

Ajuste para muito busto

Caso seu corpo tenha um volume de busto grande, independente da numeração que você use, tem que fazer o ajuste para aumentar a pence, consequentemente aumentar o volume na roupa.

Para fazer isso sobreponha os papéis no ponto M, de 0,5cm até no máximo 1,5cm. Esses valores vão depender do volume do busto da pessoa. Pode parecer uma medida pequena, mas na pence do busto essa medida fica automaticamente maior. Depois de sobreposto na medida desejada, prenda os papéis com fita adesiva para não soltar.

aumento da pence

Com a curva, redesenhe a cava do molde. Para finalizar adicione uma retalho de papel na abertura da pence, afinal os moldes devem ser totalmente preso para não dar defeitos ou se mover na hora de cortar o tecido.

Como ajustar para pouco busto

Os processos são basicamente os mesmo que usamos para busto grande, porém ao invés de sobrepor os papéis no ponto M, vamos afastá-los.

Observe que a pence se sobrepõe e diminui de tamanho. Prenda com fita adesiva e depois prenda um retalho de papel na abertura do molde. Com o retalho preso, redesenhe a curva da cava

Todos esses ajustes devem ser feitos na base ou nos moldes, quer dizer, no papel. Pois o papel permite que a gente corte e cole sem problemas, diferente do tecido…

Lembrando que esse ajuste não altera nenhuma medida, apenas altera o volume da pence, permitindo que ela comporte mais ou menos seio dentro dela. Isso vai desenhar melhor suas roupas e valorizar o corpo.

Pequenos valores de ajuste fazem já grande diferença na peça final. A medida ideal você vai aprendendo aos poucos conforme ganha repertório e experiência com modelagens.

Se você quer aprender a fazer roupas sob medida com caimento perfeito eu posso te ensinar nesse curso único!

Dica final!

Se você fez a alteração mas ainda está em dúvida se vai dar certo ou não, tenho uma dica para você. Continua e modelagem e desenvolva todo o modelo que você está criando, seja camisa, regata, vestido, o que for. Antes de cortar no tecido, monte os moldes como se fossem costurados, mas prendendo tudo com alfinetes para soltar depois. Com cuidado coloque esse molde de papel montado sobre o corpo. Ali mesmo, no papel, ele vai te mostrar se a quantidade que você ajustou está adequada ou não. O próprio molde no papel vai apresentar o mesmo defeito que apareceria no tecido; criar sobra de material na cava, não fechar corretamente na frente.

Assim você vai educando seu olhar para modelagem sem ter que cortar tecido e correr o risco de não dar certo!

Espero que tenha gostado! Para essa e mais dicas siga nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Pinterest. Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube para receber conteúdo novo toda semana!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *