Você sabe o quanto de tecido precisa para fazer uma blusa? E uma calça? Um vestido?
Mas se você não tem a modelagem em mãos ainda podemos usar algumas metragens médias. Médias porque no geral elas ficam sempre dentro dessas quantidades. Podem mudar é claro, mas isso vou deixar mais para o final do post! 😉
As médias das peças seguem no geral esse padrão:
- Blusas e camisas: comprimento da blusa ou camisa + comprimento da manga
- Vestidos: comprimento do vestido + comprimento da manga
- Calças, bermudas e shorts: comprimento da peça+ 20 a 30 cm para cós, acabamentos e bolsos
- Saias: quando não muito amplas, segue o mesmo esquema das calças. Comprimento + detalhes
- Saia godê: esse modelo é amplo e precisa de muito tecido, é 2x o comprimento da saia + 1/3 da cintura da pessoa
- Peças com cós anatômico: esse modelo de cós consome 3x mais que um cós normal. Se sua saia, short, bermuda, calça usar esse cós pode adicionar 3x mais da largura do cós
Não se esqueça que tecidos encolhem! E que você deve molhar o tecido antes de cortar! Tem tecidos que encolhem mais e outros menos. Se quiser aprender mais sobre tecidos confere aqui.
Para finalizar vamos listar o que influencia na metragem média das peças.
Franzidos e volumes
Se sua peça tem franzidos, volumes, pregas ela precisa de mais tecidos. Independente do tipo de peça, blusas, vestidos, calças, saias, se é volumoso precisa de mais tecido do que a média. Quanto maior o volume mais tecido é necessário, nesses casos é indicado tentar simular o encaixe para não errar.
Numeração e tamanho
Claramente se você usa uma roupa tamanho maior ela precisa de mais tecido! Na metragem média que indiquei antes é para tamanhos medianos até algo parecido com tamanho 42 ou 44. Se for costurar tamanhos maiores vai precisar de metragem maior pois o jeito de encaixar os moldes é diferente.
Modelos rodados ou enviesado
Se você vai fazer uma blusa precisa de uma metragem, se a blusa é mais rodada ela precisa de uma metragem maior. Isso para saias, blusas, vestidos, calças, shorts, tudo! Independente do modelo, quanto mais roda mais tecido é preciso. E modelos cortados no viés ao invés de seguir o fio do tecido, também é preciso de uma metragem ainda maior de tecido. O encaixe no viés é todo inclinado e com aproveitamento menor, fica com muita sobra, as o caimento que ele cria na peça é lindo!
Se você não sabe o que o viés ou fio do tecido tem mais explicações aqui nesse post.
Estampas
Algumas estampas vão ditar a quantidade de tecidos necessária para cada peça. Se a estampa tem sentido impede que você inverta o molde e aproveite melhor o encaixe. Algumas listras e xadrez exigem que se respeite uma sequência de cores antes de posicionar o outro molde. Tem pessoas que não ligam para isso, mas convenhamos, se você tem uma roupa listrada que até as listras na lateral estão alinhadas é muito mais bonita de se ver!
Bem aqui é um panorama geral sobre como calcular a metragem de tecido para você acertar cada vez mais em suas costuras!
Se seu sonho é fazer roupas impecáveis, com caimento perfeito e acabamentos profissionais dá uma olhada nesse link.
Aproveita e compartilha esse post com as pessoas que você acha que podem gostar dessas dicas! E segue a gente nas redes sociais, Facebook, Instagram, Pinterest e no nosso canal do Youtube.