Você já costura ou quer começar a costurar? Algumas ferramentas são básicas e vamos usá-las o tempo todo durante a costura. Mas é preciso conhecer cada uma dessas ferramentas para escolher a certa a cada projeto. Vamos ver então quais são esses 5 itens básicos para costura?
A lista é simples e curta:
- agulhas diversas
- alfinetes diversos
- desmanchador
- tesoura de alfaiate ou arremate
- tesoura de tecido
E assim a gente encerra o post! Brincadeiras a parte, vamos falar de cada um desses itens e como conhecer sobre eles pode elevar o nível de suas costuras e acabamentos. Aqui tem o vídeo onde eu falo deles e explico melhor cada um, mas se quiser temos mais detalhes e conteúdos extras no texto abaixo.
Confira nesse post Os 10 mandamentos para a costura perfeita!
ITEM 1: AGULHAS DIVERSAS
Costurar sem agulha é bem difícil, mesmo que seja agulha de mão ou na máquina. É importante saber as duas técnicas. Mas independente da técnica que você vai usar, existem muitos tipos de agulhas disponíveis. Elas vão variar em comprimento, tipo de ponta, grossura, buraco ou olho, e nas de máquina ainda varia o tipo de cabo.
Isso porque cada agulha tem uma função especial. No geral, as agulhas mais finas são indicadas para tecidos e acabamentos mais finos e agulhas grossas para tecidos e materiais mais grossos. Consequentemente agulhas finas tem buracos para a linha menores, então devem ser usadas com linhas mais finas, o mesmo vale para as agulhas e linhas grossas. Você pode encontrar várias tabelas que indicam combinações de agulhas, linhas e tecidos.
No manual da sua máquina fala qual o modelo de agulha você deve usar, nas máquinas industriais isso vem marcado na parte de trás delas (porque entenderam que todo mundo joga o manual fora). Mas mesmo assim é importante que você tenha pelo menos uns três tamanhos de agulhas diferentes (uma mais fina, uma média e outra grossa) e dois tipos de pontas diferentes (ponto universal ou normal e ponta bola).
Mas se você tem problemas com a agulha e a máquina dá uma olhada nesses post aqui:
Problemas com agulha da sua máquina? Veja o que fazer…
Como escolher a agulha certa para máquina de costura
ITEM 2: ALFINETES
Aqui também existe uma variedade enorme de modelos e tipos de alfinetes, com cabeça, sem cabeça, cabeça de vidro, mais grosso mais fino, de patchwork etc. Existem tantos pois cada um deles também tem sua função…
Por exemplo os alfinetes sem cabeça são os mais indicados para a modelagem, pois eles não criam volume sobre o papel na hora de apoiar as réguas e curvas. Esses alfinetes são usados também na hora de montar a modelagem em papel para conferir o formato, volume, medidas. Os de cabeça de vidro são de melhor qualidade, mais finos e afiados, bons para tecidos finos. Já aqueles alfinetes grossos que parecem quase pregos são bons para tecidos grossos, normalmente eles são mais curtos também. Os alfinetes de patchwork já costumam ser mais longos, prendendo mais o tecido e facilitando para costurar por cima dele.
Tem esse post aqui onde explico melhor sobre eles:
Dica de como usar alfinetes nas costuras
ITEM 3: DESMANCHADOR
Esse nome é feio mas direto. Na faculdade costumávamos chamar ele de Jow, era mais fácil de falar, mais curto, só não me perguntem a origem disso, pois não faço a menor ideia. Mas brincadeiras a parte, esse é a ferramenta que você praticamente mais vai usar em qualquer costura. E se possível tenha vários espalhados pelo seu ateliê, para sempre ter um à mão quando precisar.
Pode parecer que é tudo igual, mas essa ferramenta existe em vários tamanhos, o formato no geral é sempre o mesmo. Tem aqueles menores que vem junto da máquina quando você compra, os pequenos, que quando aberto a tampa deve ser colocada na parte traseira para que ele fique no tamanho correto da mão. Mas tem alguns maiores e até mesmo mais afiados que você pode comprar avulso. É uma ferramenta simples mas que vale o investimento.
Benefícios da costura para sua saúde física e mental
ITEM 4: TESOURA DE ALFAIATE OU TIC TAC
Essa é aquela tesourinha que usamos para arrematar costuras, desmanchar ou cortar linhas que estão sobrando. Essa tesoura pode ser qualquer modelo, mas normalmente ela é pequena, prática e com uma ponta mais fina. As tesouras de tecelão/alfaiate ou tic tac (tem muitos nomes) são aquelas que você corta somente fechando ela com a mão, não precisa encaixar os dedos como as tesouras normais. Isso acelera e facilita o processo.
ITEM 5: TESOURA DE TECIDO
Essa é uma tesoura muito controversa. Mas eu acredito e afirmo que pode ser qualquer tesoura, com um formato específico, que você separe única e exclusivamente para cortar tecidos. Não importa o material ou marca ou tamanho. Claro que esses itens influenciam na qualidade da ferramenta, mas não seu uso.
A tesoura de tecido tem um formato específico para não levantar o tecido da mesa enquanto corta. As feitas de aço são mais pesadas e possíveis de afiar. Já o tamanho tem que ser adequado ao tamanho da sua mão. As tesouras de tecido devem exclusivamente cortar tecido, não pode cortar nem pensamento a mais, pois isso acaba com o corte dela e ela passa a mastigar e estragar seu tecido enquanto corta. Em alguns casos é recomendado ter até uma tesoura para tecidos mais finos e/ou malha e outra para os médio e grossos. Quando você for cortar esses materiais vai me entender melhor.
Confere nesse vídeo mais sobre as tesouras:
Ah e para facilitar a sua vida separei esse conteúdo especial também:
7 Dicas para começar a costurar
Espero que tenha gostado, deixe um comentário sobre o que achou!